Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



DEPUTADO ARTHUR MAIA PEDE INCENTIVOS À PESCA NA BAHIA

Publicado em: 06/11/2013

1457731_489323487848106_2034158968_n
O deputado Arthur Oliveira Maia (SDD/BA) esteve, nesta quarta-feira (06), em audiência com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, para pedir mais incentivos à pesca na Bahia e políticas econômicas e sociais para as colônias de pescadores no Estado. Hoje cerca de 1 milhão de trabalhadores no Brasil tiram sua renda do pescado. Dentro da cadeira produtiva, o setor gera 3 milhões de empregos indiretos.

Arthur Maia aproveitou a reunião para colher informações dos programas e ações do Ministério e verificar a viabilidade de ampliar o acesso dos municípios da Bahia e de suas colônias de pescadores aos benefícios do Plano Safra da Pesca e Aquicultura. O Governo Federal está disponibilizando R$ 4,1 bilhões para aquicultores e pescadores de todo o Brasil adquirirem equipamentos e custearem a produção. O ministro informou que, na Bahia, os municípios de Cotegipe, Ubaíra e Xique-Xique tiveram suas propostas de desenvolvimento municipal de aquicultura familiar aprovadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, o que os habilita a receber escavadeira hidráulica e trator de esteira que serão usados para construir tanques para criação de peixes e manutenção de viveiros em pequenas propriedades rurais, fomentando a geração de renda.

Mais uma importante pauta tratada na audiência foi a construção da sede da Colônia de Pescadores do povoado de Goiabeiras, uma solicitação do município de Wanderley, através da presidente da Câmara, vereadora Fernanda Sá Teles. “Pretendo alocar recursos no Orçamento da União e destinar emendas para ajudar os pescadores e fortalecer ainda mais o setor na Bahia. A pesca e a aquicultura são atividades fundamentais para a inclusão social. Por isso, precisamos apoiar e dar condições de trabalho a essas pessoas”, destacou o parlamentar.

Fábrica de gelo em Itaparica

Também ficou acertado a verificação da possível construção de uma fábrica de gelo para atender os pescadores do município de Itaparica, além de outros interessados da região. O objetivo é garantir melhoria para a renda dos trabalhadores e para a qualidade do pescado oferecido à comunidade. “O gelo é o principal insumo da pesca e a fábrica de gelo melhorará em muito as condições de trabalho dos pescadores, permitindo que o peixe chegue com mais qualidade às feiras e supermercados, melhorando a renda de quem pesca ou cultiva o pescado”, explicou o Ministro.

“Como missionário, o simpaticíssimo Marcelo Crivella já deu uma grande contribuição para a Bahia e como Ministro continua ajudando fortemente nossa gente. Tenho certeza que faremos uma importante parceria em benefício de todo o Estado. A reunião foi extremamente produtiva”, concluiu Arthur Maia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*