Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



BOM JESUS DA LAPA: SAÚDE EM MOVIMENTO FOI SUCESSO TOTAL

Publicado em: 10/10/2013

1377576_620534531330136_451096626_n
Depois de oito dias de atendimento, o Programa Saúde em Movimento, do Governo da Bahia, encerra ontem(09)seu trabalho em Bom Jesus da Lapa.

Em uma semana, foram realizadas mais de 1200 cirurgias de caratata e 2.300 consultas oftalmológicas em lapenses. Em números totais foram 1500 procedimentos cirúrgicos e 4000 mil consultas.

Uma dos lapenses beneficiados foi dona Germina Oliveira Silva, moradora do bairro Magalhães Neto. Após a consulta, descobriu que tinha catarata e fez a cirurgia nos dois olhos. Se tivesse que pagar pelo procedimento num hospital particular a senhora teria que desembolsar 4 mil reais para cada olho operado. “Não teria condições de fazer. Ganho um salário mínimo que é só para o remédio e pra comer (sic)”, contou Germina.

Caso parecido do aposentado João Souza de Oliveira, morador da Nova Brasília. “Eu uso óculos há 18 anos e só agora descobri que tinha catarata. Atendimento como esse vai ficar na história”, disse o entusiasmado João enquanto aguardava a sua segunda cirurgia.

Por toda essa dificuldade que muitos lapenses enfrentam para fazer acompanhamento oftalmológico que a Prefeitura Municipal fez todo o esforço para conseguir ser contemplada pelo programa. “Desde o início da gestão que venho buscando trazer ações como essa para o município. Por isso, quando sinalizaram positivo, busquei oferecer toda estrutura necessária para o trabalho deles”, afirmou o prefeito Eures Ribeiro.

O programa Saúde em Movimento disponibilizou do dia 03 até 09 atendimento oftalmológico para toda a região. A ação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) foi acompanhada na sexta-feira, 4, pelo governador Jaques Wagner, o secretário da Saúde, Jorge Solla e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Com os atendimentos feitos na região oeste, o programa chega à marca de 100 mil cirurgias de catarata e 320 mil consultas. De acordo com Wagner, “este é um programa inédito no Brasil, recordista em procedimentos e, nesta temporada, evoluiu para carretas adaptadas, com consultórios e centro cirúrgico, o que é uma inovação e facilita porque não precisamos de uma estrutura física na cidade”.

Também nesta edição o programa atendeu as crianças do ensino fundamental, em parceria com o programa Saúde na Escola. O governador disse que não é somente a área de saúde que a iniciativa oferece benefícios. “Depois dos exames, aqueles que precisam já saem com seus óculos, o que evita problemas com o aprendizado. É a Bahia, mais uma vez, dando o exemplo”.

Odontomóvel – Bom Jesus da Lapa também recebeu a carreta para atendimento odontológico. O programa ainda está em fase experimental e o município foi escolhido para apresentar o Odontomóvel ao ministro Alexandre Padilha. A carreta é equipada com 10 consultórios e está preparada para realizar até 8 tipos de procedimentos diferentes. Por dia, cerca de 180 crianças da rede municipal de ensino foram atendidas.

Ascom Lapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*