Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BARREIRAS:MAIS TRÊS POVOADOS SÃO BENEFICIADOS COM ÁGUA TRATADA

Publicado em: 13/7/2013

b70adeb85d8ffc3b91ac847f67de0346

Adriana dos Santos, moradora do povoado do Mucambo
Ascom Embasa

Água canalizada, tratada e regular é a nova realidade para cerca de 2 mil moradores do Mucambo, Serra Talhada e Prata, em Barreiras, no Oeste da Bahia. Com as mãos embaixo da torneira para lavar as roupas da semana, a moradora do povoado do Mucambo, Eudes Vieira, se sente aliviada. “Faltava água durante toda a semana e tínhamos que lavar roupa no rio e buscar água para beber e cozinhar. Agora temos água durante toda a semana”, diz. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) passou a fornecer oficialmente água para os três povoados desde o início do mês.

Com investimento na ordem de R$ 986,7 mil do governo do Estado, por meio do Programa Água para Todos, o sistema é composto por rede adutora, estação de tratamento de água, reservatório com capacidade de cem metros cúbicos e rede distribuidora de 11,5 quilômetros.

O gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, explica que, desde o mês passado, o sistema construído pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) estava em fase de testes.

“A Embasa realizou o cadastramento dos moradores e ajustes das ligações para começar a oferecer oficialmente o serviço este mês, quando a tarifa de água passará a ser cobrada”, explica. A Embasa realizou, no mês passado, uma série de três reuniões comunitárias para reforçar a necessidade do uso da água sem desperdícios, monitoramento do consumo e informações relacionadas à tarifa de água.

Adriana dos Santos, que mora no povoado do Mucambo com cinco familiares, diz que o mais importante é ter água em casa, e que vai monitorar o consumo para não exceder a tarifa mínima. “Sabemos a importância da água e vamos economizar para não ultrapassar a renda mensal”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*