Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BARREIRAS: PREFEITURA REALIZA PATRULHAMENTO AGRÍCOLA EM 40 COMUNIDADES NO VALE

Publicado em: 20/11/2014
A Prefeitura de Barreiras , através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento, está desenvolvendo um grande trabalho de aração e preparação de terra para plantio na zona rural do município. A ação acontecerá em 40 localidades e tem um custo zero para os produtores rurais. A ação é mais uma iniciativa da administração pública que visa valorizar o homem do campo e a produção rural que é fonte de renda para centenas de famílias que sobrevivem da pecuária e agricultura familiar.
 
Por Michela Rodriguez
Na manhã da quarta-feira, 19/11, o Secretário Ozimar Amorim esteve visitando as comunidades de Conquista, Capão e Rio Branco, zona rural de Barreiras. Homens e cinco patrulhas agrícolas estão em pleno vapor fazendo mecanização, para atender a demanda dos pequenos e médios produtores.

 

De acordo com o Secretário Ozimar Amorim, esse serviço é um compromisso do Governo Municipal. “A agricultura familiar movimenta dezenas de comunidades rurais de nosso município. O prefeito Antonio Henrique autorizou esse trabalho junto aos produtores que fazem parte do PROVALE, para aumentar ainda mais o potencial agrícola e minimizar o custo da produção, incentivando a permanência do homem no campo”, disse o secretário.
As patrulhas agrícolas estarão realizando serviços de preparo de solo com a utilização de grade e arado. Dessa forma a produção agrícola poderá gerar também mais empregos e dar condições dignas de vida à população rural, que produzem grãos (feijão, milho e mamona), frutas, mandioca, cana-de-açúcar, ovinos para corte e bovinos leiteiros, suínos, caprinos, verduras além de praticarem a avicultura de subsistência.
“Esse trabalho de preparo da terra conta com cinco máquinas à disposição das famílias. Estamos trabalhando em parceria com os produtores do Vale do Rio Grande, que além de gerar emprego e renda, são exemplos do potencial agrícola e o fortalecimento de nossa agricultura familiar”, frisou o prefeito Antonio Henrique.
As comunidades fazem parte do PROVALE – Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar do Vale do Rio Grande -,  que busca fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região, levando ao pequeno produtor do Vale do Rio Grande condições que o permitam melhorar a sua qualidade de vida.
“As comunidades de Conquista e Capão estão comemorando a chegada das máquinas, que estão abrindo novas terras e ajudando no preparo para o plantio. Chegou em boa hora, estamos nesse período de chuva e com expectativa de plantar, colher e vender nossos produtos”, disse Sr. Manoel, presidente da associação de moradores da Conquista.
Durante a ação, os técnicos da Secretaria estão cadastrando e pontuando com GPS as propriedades rurais, fazendo levantamento de moradores, atividade agrícola e comercialização dos produtos, preparando um relatório único de baseamento de dados da zona rural do município. Na próxima semana as comunidades de Nanica no Barreiras Norte e Chico Preto no povoado do Rio Branco serão beneficiadas.
Michela Rodriguez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*