Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !







BARRA FOI CONTEMPLADA COM MOTONIVELADORA E ÔNIBUS ESCOLAR

Publicado em: 05/7/2013

pac2

1044075_10200257044256621_155498985_n

O Prefeito de Barra, Artur Silva(PP) e a Primeira Dama Deyne, estiveram participando da cerimônia de lançamento do Plano Safra Semiárido nesta quinta-feira(04)em Salvador.

O evento contou ainda com as presenças da Presidente Dilma, vários governadores estaduais entre eles Jaques Vagner(Bahia),Ministros,Deputados Estaduais e Federais, centenas de Prefeitos e Agricultores.

Na ocasião, o município de Barra recebeu uma Motoniveladora e um Ônibus para o transporte escolar, oriundo do Programa Caminho na Escola.

O Prefeito Artur disse que estas aquisições irão incrementar os trabalhos da administração barrense,principalmente no sentido de melhorar as estradas do municipio, assim como uma melhor acomodação no transporte dos alunos.

Entenda melhor:

O semiárido brasileiro, onde fica 70% do território baiano, tem pela primeira vez na história um Plano Safra especialmente voltado para os agricultores familiares que convivem com a seca. O lançamento é realizado nesta quinta-feira (4), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, pela presidente Dilma Rousseff, acompanhada do governador Jaques Wagner e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e com a presença de prefeitos, autoridades e convidados.

O Plano Safra específico para o semiárido visa aumentar a segurança produtiva e melhorar a estrutura dos produtores rurais durante a estiagem, permitindo que o Nordeste conviva com a seca. O programa é uma extensão do Plano Safra da Agricultura Familiar e complementa as ações que os governos federal e estadual têm implementado para garantir a segurança hídrica da região.

O agricultor familiar Lusemberg Baldini, de Curaçá, no Sertão do São Francisco, acompanhou o evento. “Com a iniciativa, vão se abrir mais as portas para a agricultura familiar, para os movimentos sociais. Temos condições de produzir o ano inteiro. Só são necessárias essas políticas públicas voltadas para a nossa região, e este Plano Safra Semiárido é um grande benefício. O governo está olhando para nós”.

O governador Jaques Wagner disse que “todos os prefeitos baianos têm compromisso com o povo do semiárido. Que a gente possa fazer na nossa pequena área como os grandes fazem nos grandes territórios”.

A presidente Dilma falou que o Plano Safra Semiárido é o reconhecimento de que é possível conviver com a seca. “A seca não pode virar uma catástrofe, ela pode ser perfeitamente controlada. Para isso, é preciso vontade política e ação conjunta, e aqui houve ação conjunta para o semiárido”.

Dilma explicou ainda que o Plano Safra vai garantir também crédito para os agricultores desenvolverem suas plantações e que as máquinas distribuídas hoje vão dar apoio à produção agrícola do semiárido.

Cisternas:

Os pequenos agricultores do semiárido também serão beneficiados com a contratação de empresa para instalação de 84.846 cisternas de consumo. Durante o lançamento, foi assinada ordem de serviço para execução, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (Codevasf), para implantação de 38.252 cisternas no semiárido da Bahia. O investimento, de R$ 217,25 milhões, vai beneficiar 195 mil pessoas.
Outras 46.594 cisternas de consumo serão implantadas com o termo de compromisso assinado para repasse de recursos do Ministério da Integração Nacional para o governo da Bahia, beneficiando 325 mil pessoas com mais um investimento de R$ 264,63 milhões.

Máquinas:

Ainda durante o lançamento do plano, a presidente Dilma entregou 323 máquinas – 130 retroescavadeiras e 193 motoniveladoras –, todas voltadas para a agricultura e abertura e manutenção de estradas vicinais na Bahia, e fez também a entrega simbólica de 250 ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, de um total de 500 que o estado está recebendo.

Com informações da: SECOM BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*