Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BARRA CONQUISTA MAIS UMA VITÓRIA-IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE

Publicado em: 04/7/2013

ufob2
ufob1

Barra já se tornou modelo de excelência na área da Educação. São tantos investimentos neste setor, que as famílias, os alunos e os educadores já sentem a diferença no dia a dia. Somente na sua primeira gestão, o prefeito Artur Silva ampliou dezesseis escolas municipais, construindo 101 salas de aula. Mas além de implantar ensino médio em comunidades rurais e investir pesado em educação infantil, inclusive com a construção e implantação de creches, Artur não esqueceu do ensino superior, pois este governo entende a Educação como princípio, meio e continuidade.

No dia 05 de junho a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O prefeito Artur e o deputado João Leão participaram do evento que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de várias autoridades como o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante e o governador da Bahia, Jaques Wagner.

Para o prefeito Artur, esta foi a primeira grande vitória do seu segundo mandato: “Desde que me tornei prefeito da Barra, sempre lutei para que a nossa cidade se tornasse um polo educacional. Graças a Deus e ao esforço de políticos comprometidos com esta terra, conseguimos a UFOB, aprovando esta lei logo no comecinho da minha segunda gestão. Isto me alegra muito, me dá forças. É uma grande vitória”.

Em Barra, os cursos ofertados foram definidos em audiência pública e serão Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia. A sede da UFOB será em Barreiras, com unidades em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luiz Eduardo Magalhães. Ao todo, funcionará com 35 cursos de graduação, para os quais serão ofertadas 7.930 vagas. Serão contratados 357 professores e 408 servidores administrativos.

Além dos benefícios na Educação, a instalação da Universidade trará desenvolvimento cultural e econômico para a Barra, devido à chegada de professores, técnicos e estudantes para viver na cidade.

O Prefeito Artur ressaltou a sua satisfação em poder proporcionar aos barrenses o sonho de estudar em uma Universidade Federal sem precisar sair de casa “e deixar a mãe em lágrimas”, como aconteceu com ele quando estudante. “É tanto avanço que fico realmente emocionado e agradecido a Deus por me iluminar no trabalho por esta terra que eu amo tanto. E não esqueço também da importância do alinhamento político que temos com João Leão, Cacá Leão e o governador Wagner, o que é fundamental para o desenvolvimento de Barra”.

A criação da UFOB faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), pelo qual o governo federal tem adotado uma série de medidas que objetivam retomar o crescimento do ensino superior público, tendo como meta inicial a interiorização deste nível de ensino.

Entre 2003 e 2010, o programa foi responsável pela criação de 14 novas universidades federais e 126 novos campi ou unidades acadêmicas, chegando agora a 63 universidades e 321 campi em todo o país. A expansão aumentou também o número de municípios brasileiros atendidos por universidades federais, de 114 em 2003, para 272, em 2010, beneficiando a partir do início do funcionamento destas quatro universidades, mais 16 municípios brasileiros.

Prefeitura da Barra Trabalho e Desenvolvimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*