Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









BARRA: APRESENTADO PLANO DE CONVIVÊNCIA COM A SECA

Publicado em: 27/2/2013

minipocosO Conselho Municipal de Desenvolvimento da Barra (CMDB/FUMAC), liderou importante encontro com representantes das Associações da zona rural para tratar da perfuração e instalação de mini poços artesianos e apresentar o plano de convivência com a seca.

O prefeito Artur Silva, presente no momento, citou diversas ações que já estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura diante da crítica situação enfrentada pelo município, especialmente na região dos Baixões, devido à escassez das chuvas.

Segundo Atrur, a prefeitura da Barra já esta com o recurso para a compra de dois caminhões-pipa, o processo esta em fase de licitação. Em fase de licitação também, e através da CODEVASF, esta o processo na ordem de 33 milhões de reais para a implantação de água tratada em todas as Comunidades ribeirinhas do município situadas até 15km da margem do rio São Francisco.

O maior destaque da reunião e também das palavras do prefeito foram os mini poços; A prefeitura da Barra em parceria com a ONG austríaca Brunnen und Hilfsprojekte in Brasilien, fará a instalação de mais de 100 mini poços artesianos na zona rural da Barra.

A importância desses mini poços no combate à seca é inquestionável, mas a dimensão dessa importância só pôde ser claramente percebida ao ouvir o depoimento do Sr. Ademar, morador do Brejo da Japira e já proprietário de um desses poços. Segundo ele, o mini poço instalado em sua propriedade é de excelente qualidade; tem capacidade para jorrar mais de 2 mil litros de água por hora, e está, desde 2011, sendo suficiente e indispensável para saciar a sede de mais de 70 cabeças de gado e abastecer um alambique e duas residências.

Estavam presentes no encontro representantes de mais de 40 Associações da zona rural, foi bastante citada a importâncias do apoio dessas Associações diante da conscientização da população das Comunidades sobre a importância da instalação e do bom uso desses mini poços.

A prefeitura da Barra continuará em busca de ações e obras para amenizar a difícil situação das famílias que mais sofrem a falta de chuvas no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*