Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









BARRA APRESENTA PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Publicado em: 10/7/2013

pacto1

pacto2

Município se compromete em alfabetizar plenamente suas crianças até os oito anos de idade

A Secretaria Municipal de Educação de Barra realizou encontro reunindo gestores, coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores das escolas municipais, autoridades locais, entre outros convidados, para apresentar o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este programa esta sendo realizado pelo Governo Federal em regime de colaboração com os Estados e Municípios.

No momento, fizeram suas considerações o Prefeito Artur Silva Filho, o Secretário Municipal de Educação Washington Leandro e a coordenadora local do Pacto, Almirene do Vale, que apresentou o programa.

Considerando a importância do seu objetivo que é alfabetizar 100% das crianças brasileiras até oito anos de idades, o município de Barra fez questão de aderir ao programa. Para fazer parte foi necessário que o gestor municipal assinasse o termo de adesão se comprometendo com o objetivo do mesmo.

Já o governo Federal, através do Ministério da Educação, entre outras responsabilidades, presta apoio técnico e financeiro instituindo ações de incentivo à alfabetização e medidas que possibilitem o cumprimento da meta “Toda criança plenamente alfabetizada na idade certa”.

O Censo de 2010 aponta que 15,2% das crianças brasileiras em idade escolar não sabem ler nem escrever, constituindo um desafio para os sistemas de Ensino alfabetizá-las na idade certa. Nesse processo, o professor é figura central e determinante; porém no Brasil há registros de professores alfabetizadores com formação pouco consistente ou até mesmo incompleta, e com raras oportunidades de participarem de cursos de formação continuada.

A Prefeitura da Barra tem investido constantemente na formação dos profissionais da educação, e agora com o Pacto não será diferente. Os professores alfabetizadores do município participarão do curso de formação continuada visando o exercício competente da docência nessa essencial etapa de escolarização que é a alfabetização. É importante salientar que os profissionais de Barra terão sua capacitação plenamente vinculada à Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Durante o processo de formação dos professores será trabalhado um novo conceito de alfabetização no qual respeitam-se a diversidade humana, as variações linguísticas, e a cultura local das comunidades do campo, ampliando-o da perspectiva tradicional para o letramento.

Com esta nova abordagem diante da educação infantil, alfabetizar uma criança na perspectiva do letramento significa capacitá-la para participar com autonomia da contemporânea sociedade letrada.

Para enriquecer ainda mais o encontro as crianças do coral da AABB Comunidade deram um verdadeiro show de música, sensibilidade e encantamento, que comoveu a repleta plateia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*