Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BAIANÓPOLIS: REALIZADO O DIA DE PREVENÇÃO AO GLAUCOMA

Publicado em: 27/9/2013

2

3

Foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Baianópolis, o dia de prevenção ao glaucoma, realizado no Centro Paroquia São Miguel em Baianópolis no dia 25/09 (quarta) em parceria com o INSTITUTO DE SAÚDE DE OLHOS DO BRASIL – ISOB. O GLAUCOMA é uma lesão do nervo óptico de caráter progressivo, com perda de campo visual e risco de cegueira, caso não diagnosticado e tratado a tempo.

As pessoas com diabetes e hipertensão possuem predisposição para que a doença apareça. Além dessas pessoas os familiares também possuem predisposição. A Secretaria de Saúde promoveu uma pré-triagem com os agentes de saúde do povoado de Tabua, Lagoa Clara, do Distrito de Várzeas e da sede para identificar quais pessoas possivelmente poderiam desenvolver a doença ocular.
Dos 680 cadastrados pelos agentes de saúde, 315 foram atendidos, ficando as pessoas que não compareceram para serem atendidas no próximo evento em que serão atendidos os cadastrados do Povoado de Lagoa Clara e do Distrito de Várzeas. Das que compareceram, 89 foram diagnosticadas com glaucoma.
A triagem é feita para identificar lesões no nervo ótico ou doenças intraoculares, e carga genética. Depois do diagnóstico preliminar, as que foram identificadas com glaucomas, recebem colírios para utilizar por três meses, depois desse período retornam para verificar se houve melhora. Caso não haja melhora são encaminhadas para procedimento cirúrgico.

Ascom – Foto – Ana Paula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*