Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









BAHIA:ENCONTRO REÚNE JOVENS BAIANOS DE 96 MUNICIPIOS DO SUL DO ESTADO

Publicado em: 27/8/2013

1239032_665789923431517_1328583756_n
O 3º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude, que acontece até esta terça-feira (27) no Centro Cultural Adonias Filho, em Itabuna, tem a participação de jovens de 96 municípios do estado. Nesta segunda-feira (26), primeiro dia do evento, eles debateram a política nacional e a política estadual de juventude, construção e fortalecimento dos conselhos de juventude e territorialização dos espaços de participação de juventude.

Segundo o coordenador de políticas de juventude da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), Vladimir Costa, o encontro tem como finalidade discutir ações mais direcionadas para o segmento e avaliar formas de estreitar laços entre a sociedade civil e o poder público. “Ativistas e militantes jovens estão aqui. Tivemos em 2010 e 2011 encontros muito significativos, e agora queremos fortalecer ainda mais esta integração e o vínculo entre os governos estadual, municipal e federal. Sentimos a necessidade de interiorizar estes espaços de discussão com a juventude”.

Durante o evento, primeiro realizado no interior do estado, foi lançada a cartilha Quer um Conselho?, que incentiva a criação de conselhos municipais e pretende dar voz e espaço à juventude baiana. A criação destes espaços está prevista no Estatuto da Juventude e no Plano Estadual de Juventude, sancionados, respectivamente, pela presidente Dilma Rousseff no início deste mês, e pelo governador Jaques Wagner, em 2011.

O regente Robert Alexandre dos Santos Alves, 25 anos, morador de Santo Amaro, disse que pretende reunir informações que devem subsidiar a reativação do conselho da sua cidade. “A juventude de Santo Amaro é muito ativa e voltada para a cultura. Agora viemos nos fortalecer para buscar mais políticas públicas, retomar o conselho e ajudar outros jovens da cidade a deixarem as drogas”.

O 3º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude é uma realização da Secretaria de Relações Institucionais, por meio da Coordenação de Políticas de Juventude e do Conselho Estadual de Juventude, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude. “Vivemos um momento especial no Brasil com a sanção do Estatuto da Juventude, e este desafio precisa ser compartilhado por todos os entes da federação. Por isso parabenizo esta iniciativa”, afirmou o chefe de gabinete da Secretaria Nacional da Juventude, Rodrigo Amaral.

Pergunta vira nome de campanha

Quer um conselho? A pergunta foi escolhida como o nome da campanha que envolve a distribuição de cartilhas e folders com instruções para criação de um conselho municipal de juventude e informações sobre as ações desenvolvidas pelo governo da Bahia em benefício dos jovens.

Para a presidente do Conselho Estadual de Juventude, Michelle Vieira, as cidades que possuem organismos institucionais de juventude, como os conselhos municipais, terão prioridade nos programas e projetos dos governos federal e estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*