Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









BAHIA CAMINHA PARA SER O PRIMEIRO ESTADO A INFORMATIZAR TODOS OS PSF

Publicado em: 29/8/2013

1231435_666894823321027_652471280_n
A Bahia caminha para ser o primeiro estado do país a informatizar todos os Postos de Saúde da Família (PSF). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28), na abertura do II Fórum Nordeste de Gestão em Saúde 2013, que reúne, até sexta-feira (30), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, as principais instituições de serviços de saúde, fornecedores e dirigentes de hospitais da região.

A cerimônia de abertura, com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, marcou a entrega simbólica de 772 computadores para postos de saúde da família (PSF) de 125 municípios baianos. Adquiridos por meio da Sesab com recursos do Ministério da Saúde, os equipamentos de informática serão utilizados na expansão do programa Telessaúde, que passa a atender todos os 417 municípios do estado.

“Precisamos melhorar oferta de serviços de saúde a cada dia e temos feito isso aqui na Bahia utilizando de todas as ferramentas possíveis nas unidas próprias do poder público, entidades filantrópicas e da iniciativa privada, somando esforços para oferecer uma saúde melhor à população”, afirmou o governador.

Entre as ações do Governo do Estado na área de saúde nos últimos seis anos, destacam-se a entrega de cinco hospitais de grande porte, além do novo Hospital Couto Maia, em fase de construção, e da reforma e ampliação dos principais hospitais do estado. Graças a investimentos de R$ 620 milhões, foram criados 1.300 novos leitos hospitalares em toda a rede estadual, triplicando a oferta de unidades de tratamento intensivo (UTI).

Mil novas unidades do PSF desde 2007

Os serviços de urgência e emergência contam com 17 unidades de pronto atendimento (UPA), sendo 13 no interior do estado e 14 na capital baiana. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) atende em 256 municípios e 19 regiões de saúde do estado. Até o fim do ano, o número de PSF do estado deve chegar a mil novas unidades implantadas desde 2007. A Política Estadual de Atenção Básica já cobre 64% da população baiana, com 5 mil equipes de saúde da família, saúde bucal e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que tiveram seis unidades implantadas.

Solla destacou ainda que a Bahia dobrou os recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o atendimento nas redes pública e privada. “Tivemos avanços fundamentais no setor público e também nas parcerias com o setor privado e este fórum é um grande movimento de dos mais diversos setores da saúde constituindo um importante espaço de troca de experiências”, declarou o secretário.

Para o presidente da Ahseb, Ricardo Costa, as parcerias garantem a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. “Precisamos das parcerias para que as instituições consigam melhorar o atendimento prestado ao paciente como princípio básico”.

Competitividade e Sustentabilidade

Promovido em parceria pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab), a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), a Federação Baiana de Saúde (Febase) e o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), o II Fórum Nordeste de Gestão em Saúde 2013 tem como tema central Competitividade e Sustentabilidade do Setor de Saúde do Nordeste. A segunda edição terá 25 eventos paralelos entre oficinas, convenções e encontros. Além de debater temas como a acreditação hospitalar, a programação do fórum inclui uma feira de produtos, serviços e negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*