Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

ADÉLIA PINHEIRO AFIRMA QUE HÁ DESAFIOS COMPLEXOS PARA ENFRENTAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA BAHIA

Publicado em: 12/1/2023

Recém-nomeada para comandar uma das principais secretarias do Estado, Adélia Pinheiro diz que assumir a pasta da Educação na Bahia é “voltar para a casa”, já que sempre atuou em áreas ligadas à  educação. Ela já foi reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, no sul do estado. Durante o cortejo da Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (12). “No momento em que o governador Jerônimo anunciou o meu nome, eu disse que eu estou voltando pra minha casa, minha casa é a educação. É esse o lugar que eu olho o mundo, é o lugar dos processos formativos, da educação da sua sociedade. Então, não tem estranhamento nenhum, tem casa, casa cheia, casa que a gente constrói e habita de forma compartilhada, dialogada e democrática, é o melhor lugar da educação”, declarou a gestora.

Apesar de apontar avanços na educação baiana nos últimos 16 anos, com o governo do PT, ela reconhece que há desafios que precisam ser superados. “Desafio na educação é sempre um desafio complexo, é um desafio que envolve protagonismo juvenil, qualificação, capacitação dos professores, dos trabalhadores das escolas, aproximação das famílias, material didático de qualidade, estrutura física de qualidade”, destacou.

Frisa que o trabalho da educação precisa estar alinhado com o combate à fome e inclusão social, assistência a pessoas com deficiência. “Todos esses desafios estão previstos no plano de governo participativo que foi construído com a sociedade. Para cada desafio desse, tem um tópico que aborda e há um plano de enfrentamento efetivamente”, explica. A gestora afirma que quer trazer o compromisso de campanha para “o mundo real”, de trabalhar junto com outros gestores pela educação, pela inclusão na escola.

Ela conclamou que  todos os atores da sociedade se unam em uma grande campanha de todos pela escola, todo mundo na escola. “O lugar de estudante é na escola, as nossas escolas são modernas, oferecem ciência, oferecem cultura, oferecem atividade física, oferece um protagonismo juvenil e ainda com um amplo apoio da bolsa Presença e outros programas que apoiam, apoiam a permanência qualitativa do estudante da nossa escola”, conta. Adélia Pinheiro aproveitou para reforçar que no dia 16 deste mês inicia a matrícula para todos os estudantes da rede pública de ensino. 

Sobre o ensino superior, a secretária afirmou que o governo da Bahia, se comparado aos demais estados do Brasil, tem o segundo maior investimento neste segmento, na casa de R$ 1,5 bilhão. “Não é pouco recurso, é um recurso que está à disposição das universidades. São universidades estaduais competentes, tem uma característica que é muito importante para nós: elas são capilares no nosso projeto e está assumindo a aproximação com o Governo Federal”. Para ela, essa política é importante para ampliar a rede de ensino, “através de universidades de institutos federais para chegar mais perto da população”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*