Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

Acordo entre PP e PSD pela AL-BA está ‘próximo’, diz Rui: ‘Precisa continuar a unidade’

Publicado em: 03/12/2020

por Bruno Luiz

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa indicou nesta quarta-feira (2) que está próximo de fechar acordo para resolver o impasse entre PP e PSD na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

 

O imbróglio entre as siglas começou após o atual mandatário da Casa, deputado estadual Nelson Leal (PP), sinalizar uma articulação para sua reeleição para o cargo. Um novo mandato, entretanto, descumpre acordo feito pelo próprio Rui com ele e com o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD). 

 

Pelos termos da negociação, o PP comandaria a AL-BA por dois anos (2019-2020), por meio de Leal, enquanto o PSD, na figura de Menezes, assumiria a Casa entre 2021-2022. A tensão entre os dois partidos tem potencial explosivo para a base aliada ao governo Rui, já que as siglas são as maiores do grupo.

 

Apesar de não dizer qual, o petista sinalizou que está articulando uma solução para apaziguar os ânimos. Ele declarou em setembro, publicamente, que iria lutar pelo cumprimento do acordo. “Não tenho dúvida de que estamos mais próximos de encontrar uma solução do que estávamos ontem, num passado recente. Passaram as eleições, passaram as emoções, as pessoas estão mais serenas. Há uma maturação, estamos mais próximos de um acordo do que estávamos no passado”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O governador também clamou pela importância de se manter a unidade do grupo, a qual ele atribui feitos de gestão que culminaram na alta aprovação popular do seu mandato. “Esse grupo unido é muito forte para continuar conduzindo o estado. Tudo o que fizemos aqui, além das iniciativas dos técnicos do estado, é fruto dessa força do grupo. Para a Bahia continuar sendo exceção à regra nacional, é preciso continuar com essa unidade”, pregou.

 

Além da AL-BA, Rui citou a eleição para presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) como processo no qual a unidade do grupo também precisa ser mantida. O PP cobiça o comando da instituição, mas um nome do PT, a ex-secretária estadual de Relações Institucionais e atual prefeita de Rafael Jambeiro, Cibele Carvalho, se lançou como candidata.

 

“Precisamos garantir, para qualquer espaço de exercício da política, seja a Assembleia ou a UPB, que a gente consiga olhar, evidente, as pretensões pessoais das lideranças, mas encontrar a unidade do nosso campo”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*