Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BOM JESUS DA LAPA:SECRETARIA DE AGRICULTURA SE PREPARA PARA APLICAR CURSO DE MELHORAMENTO DE SEMENTE A PEQUENOS PRODUTORES

Publicado em: 08/11/2013

Dois servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, o gerente da área de Reforma Agrária, Thiago Ramon e o gerente da área Irrigada, José Francisco da Cruz, participaram na última terça-feira (05) de um curso de prática de inoculação de sementes do feijão-caupi, mais conhecido como feijão-de-corda ou feijão-catador, promovido pelo IFbaiano e a Embrapa. Com a aprendizagem da técnica a secretaria pretende repassar o conhecido aos agricultores familiares, através de capacitações realizadas nas comunidades rurais.

A inoculação da semente consiste na fixação biológica de nitrogênio que melhora a produção e a aumenta a produtividade da planta. A técnica pode ser aplicada também em sementes de milho e soja, mas a secretaria pretende manter o foco no feijão-decorda, um dos principais produtos da agricultura familiar de Bom Jesus da Lapa. Com a aplicação do processo é possível aumentar a produção em até 20%.

“Vamos tentar conseguir mais inoculantes para promover os cursos nas comunidades. Já temos o suficiente para aplicar em duas comunidades, mas queremos aumentar a produção de feijão em todo o município”, explica o secretário de Agricultura, Marcos Haiala.

Segundo dados do censo IBGE, em 2006, Bom Jesus da Lapa produziu 224 toneladas do feijão-caupi em 389 estabelecimentos agropecuários.
(FOTO: Servidores da secretaria participam de curso no IFbaiano. Agora, a secretaria pretende retransmitir a técnica aos pequenos produtores.)
1150276_636969223020000_1880643299_n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*