Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

ROMPIMENTO DO PP NÃO SE ASSEMELHA COM SAÍDA DO MDB DA BASE DE WAGNER, AVALIA PESQUISADOR

Publicado em: 17/3/2022

Para o cientista político Paulo Fábio Dantas, a cisão no grupo político do governador Rui Costa (PT), marcada pela saída do Progressistas, não se assemelha em nada com a retirada do MDB da base do ex-governador Jaques Wagner, em 2010. Entrevistado pelo Isso é Bahia nesta quarta-feira (16), o estudioso disse ver os dois acontecimentos como fatores de processos distintos.

 

“O PT era poder no país. Era governo Lula e ele tinha altíssima popularidade. Então a capacidade que tinha o grupo governista de assimilar uma fissura naquele momento era muito grande, tanto que foi buscar o hoje senador Otto Alencar, que estava aposentado da política, para herdar todo aquele trabalho que tinha sido feito em favor do MDB”, observou.

 

De acordo com ele, que é professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a ruptura dos emedebistas aconteceu antes mesmo da formalização da saída, dois anos antes, durante as eleições municipais. Na época, o principal cacique da sigla, Geddel Vieira Lima, teria feito articulações em próprias.

 

“A grande diferença é na estratégia. Naquele momento, o grupo liderado pelo PT estava focado, fundamentalmente, na eleição do governo do estado. E tudo indica, pelos últimos acontecimentos, que a eleição estadual [deste ano] não é prioridade para o PT”, declarou Dantas.

 

Ele avaliou a Bahia como um estado importante para o partido nacionalmente e previu um acirramento da disputa entre PSD e PP na briga por vagas no Congresso, devido a presença considerável de prefeitos de ambos os partidos em prefeituras baianas.

 

Segundo Dantas, dois pontos são caros ao cenário estadual: a influência do pleito federal e um descompasso entre as intenções de voto até agora, que colocam ACM Neto na dianteira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*