Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

BARREIRAS:PRESTIGIO DO PREFEITO ANTONIO HENRIQUE LEVARÁ O PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO PARA A REGIÃO

Publicado em: 06/4/2014

banner_catarata_web_600x300O prefeito de Barreiras Antonio Henrique está cada vez com mais prestigio, através de parcerias com o governo estadual, resulta agora com a ida do Programa Saúde em Movimento entre os dias 08 a 14 de abril de 2014.

O projeto desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) em parceria com a Prefeitura de Barreiras tem a finalidade de levar serviços de saúde para os moradores de diversos municípios da região oeste, em especial aos barreirenses e ofertará atendimento gratuito em Oftalmologia para diagnóstico e tratamento da catarata e contará com uma estrutura itinerante instalada no Hospital Eurico Dutra.

Uma equipe composta por quase 100 profissionais entre médicos, técnicos e assistentes entre ouros realizará consultas oftalmológicas, exames e cirurgias. Ao todo serão ofertada, a grande parte dos municípios da região oeste, 19 ao todo, cinco mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata nos dias do evento. A Etapa contará com a fábrica de óculos para atendimento aos alunos do TOPA.

O público alvo do projeto são alunos do programa TOPA (Todos pela Alfabetização), e a população com idade a superior a 60 anos que tenham ou não algum tipo de doença ocular.

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.

 Para ter acesso a Estratégia o usuário deverá procurar a Secretária de Saúde do seu município e realizar o agendamento. O Cartão Nacional de Saúde será obrigatório para a realização do atendimento, assim como documento de identificação (RG).

Para os usuários que realizarem cirurgia de catarata será disponibilizado o colírio para uso durante 30 dias. Todos os pacientes operados deverão retornar para avaliação pós – cirúrgica em 24 horas. A equipe de oftalmologistas retornará a Barreiras para realizar a segunda consulta pós-operatória no prazo de 30 dias.

Período de Atendimento: 08 a 14 de abril de 2014, sendo:

De 08 a 12 de abril/2014 – consultas

De 08 a 14 de abril /2014 – cirurgias

Serão disponibilizadas mil consultas/dia e 250 cirurgias de catarata/dia

Local do evento: Hospital Municipal Eurico Dutra, Rua Boa Vista,S/N

Este evento é importante para a Bahia e motivo de uma disputa gigantesca entre prefeitos para conseguir levá-lo ao seu município e a escolha não é necessariamente uma estratégia do próprio governo baiano, mas leva em conta o prestigio político do gestor que tem que ficar no pé e lutando intensamente para conseguir, que no caso é Antonio Henrique, o “Tonhão”.

Por João Néris DRT 4145/BA com informações do Jornal O Expresso LEM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*