Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

PARTICIPAÇÃO POPULAR MARCA A REALIZAÇÃO DE FESTEJOS EM HOMENAGEM AO DIA DE SÃO SEBASTIÃO EM SÃO DESIDÉRIO

Publicado em: 22/1/2018

Em sua 19ª edição, este ano a manifestação, que já faz parte do calendário cultural de São Desidério, foi realizada no sábado, 20, data em que se comemora o dia de São Sebastião. Os romeiros saíram da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, sede do município com destino ao povoado de Morrão, logo pela manhã, e seguiram um percurso de 09 km que este ano recebeu placas de sinalização.

No caminho, nem o calor e o cansaço impediram a alegria dos romeiros. Em uma parada num lugar conhecido por Malhada do Jatobá, os romeiros tomaram café da manhã regado à farofa, e em seguida se puseram a dançar em uma roda de samba improvisada no meio da chapada.

A chegada dos romeiros a localidade de Morrão foi aguardada por muitas pessoas e uma procissão conduziu o andor com a imagem do santo até a Igreja local, onde foi celebrada uma missa festiva que contou com a presença de autoridades e população em geral.

O encerramento foi marcado por um almoço servido aos romeiros. “Esta foi a primeira vez que participei. É um momento de reflexão e de agradecimento pelas graças alcançadas a São Sebastião. Pretendo vir mais vezes”, destacou a engenheira Bárbara Azevedo, que mora em Brasília-DF.

De acordo com o escritor Florentino Augusto de Souza Filho, a romaria foi criada a partir de um resgate popular há 19 anos. “A Romaria Ecológica fez um resgate cultural desse percurso em virtude de ser esta a única via de acesso entre a sede de São Desidério e o povoado de Morrão na década de 1960. O trajeto foi esquecido, anos mais tarde, por conta da viabilização de outra estrada”.

Canabravão – Além da Romaria Ecológica rumo ao povoado de Morrão, e de outras celebrações realizadas na sede e povoados, também na localidade de Canabravão, a aproximadamente 20 km da sede, as comemorações em honra ao santo contaram com rezas nas residências e celebração de uma missa solene na igreja local realizada à noite.

“São Desidério é um município rico em tradições e manifestações religiosas. Tivemos a Romaria Ecológica saindo da sede com destino ao povoado de Morrão, e também aqui em Canabravão, que também celebra São Sebastião, a tradição sempre conta com grande participação popular e o apoio da Prefeitura, que está sempre preocupada em valorizar a cultura local”, afirmou o prefeito Zé Carlos. 

Texto: Ana Lúcia Souza

Fotos: ASCOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*