Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

XIQUE-XIQUE REALIZOU A V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Publicado em: 12/8/2013

601992_396047947162872_662629910_n

1006309_396031820497818_1015459352_n
A Prefeitura de Xique-Xique- Ba, em conjunto com o Conselho de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 08/08/2013, a sua V Conferência Municipal de Assistência Social.

Convocada pelo Decreto n.º 054/2013, de 26 de julho de 2013, com a temática “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”, a V Conferência aconteceu no PAPP – Parque Aquático Ponta das Pedras, com cerca de 200 participantes da sociedade civil e governamental.

A V Conferência teve como objetivo principal analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e o financiamento do SUAS – Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger 2 Delegados para a IX Conferência Estadual de Assistência Social.

A V Conferência teve início com a apresentação do Grupo de Capoeira Infanto-Juvenil do CRAS II e do Grupo de Dança Baiana do CRAS I. Logo após houve a formação da Mesa de Abertura que contou com a presença das autoridades constituídas do Município, Prefeito Dr. Alfredo Ricardo B. Magalhães e a Primeira Dama Catarine Farias B. Magalhães, representando o poder legislativo a vereadora Genicássia Feitosa, Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Padre Romero, Presidente do Conselho Municipal Josenildo Rabelo bem como representantes da Sociedade Civil.

O Secretário de Assistência Social deu as boas vindas a todos os participantes e o Presidente do Conselho declarou aberta a V Conferência.

O Prefeito Dr Alfredo Ricardo, em seu discurso, ressaltou a importância da realização da conferência e do SUAS que é um projeto audacioso que dá a sustentabilidade necessária à sociedade. Relatou ainda que o Brasil é um país continental e que as políticas públicas sociais devem obedecer a uma regionalização, pois as necessidades diferem de acordo as peculiaridades de cada comunidade. Ainda, segundo o Prefeito, “na V Conferência, peço um olhar diferenciado para as discussões sobre a Gestão do SUAS, que todos tenham uma maior sensibilidade para a temática, pois o município abre as suas portas para a sociedade e está cumprindo com as diretrizes emanadas pela Constituição Federal.” Enfatizou o Prefeito.

O Gestor Municipal ainda conclamou a população a participar mais ativamente da administração, contribuindo como cidadãos que zelam e prezam pelo bem comum de seus semelhantes, declarando também que necessita da ajuda de todos, pois ninguém trabalha sozinho.

A V Conferência Municipal de Assistência Social discutiu os 06 Eixos Temáticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social:
EIXO 1 – Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social;
EIXO 2 – Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação;
Eixo 3 – Gestão do Trabalho;
Eixo 4 – Gestão dos Serviços, Programas e Projetos;
Eixo 5 – Gestão dos Benefícios no SUAS;
Eixo 6 – Regionalização.

As palestrantes foram Cátia Maciel – Assistente Social e Edineide da Silva – Especialista em Contabilidade

ASCOM/PMXX
Foto- Pablo Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*