Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



XIQUE-XIQUE: NOTA DA SECRETARIA DE OBRAS, INFRAESTRUTURA,TRANSPORTE E SERVIÇOS PÚBLICOS

Publicado em: 29/11/2013

1453250_434748293292837_841944379_n

A Secretaria de Obras, Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos comunica:

NOTA

A Secretaria de Obras, Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos, vêm através desta informar à população Xiquexiquense que atendendo determinação do Exmº Prefeito, foram desenvolvidas ações preventivas no que se refere aos riscos de alagamentos com as chuvas esperadas para este período, tais como:

1. Limpeza, desobstrução e recuperação das caixas coletoras de águas existentes nas imediações do comercio;
2. Recuperação das tampas das caixas coletoras;
3. Substituição de tampas de concreto e grelas de ferro nas caixas e poços de visita;
4. Intensificou a coleta de lixo e de entulho naquela região;
5. Designou uma equipe composta de três funcionários além do próprio secretário, para fiscalização e acompanhamento do escoamento das águas pluviais nos dias de chuva intensa;
6. Limpeza, desobstrução e recuperação de canais e calhas de drenagem em toda a sede do município;
7. Substituição de tampas de bueiros.

Essas ações facilitaram o escoamento das águas, impedindo o alagamento das lojas e pontos comerciais existentes, especialmente na Rua Barão do Rio Branco, local com histórico rotineiro de alagamentos.

Vale salientar que nossa cidade não é dotada de uma rede de drenagem eficiente, tendo sido esquecida ao longo das administrações passadas, no que se refere à captação, direcionamento e escoamento das águas pluviais. Aqui o escoamento se dá basicamente de forma superficial, ou seja, corre sobre o pavimento, sem contar com galerias e redes de manilhas nos bairros, ruas e avenidas. Isso traz consequências graves ao pavimento e torna diversos locais suscetíveis aos alagamentos.

Esta administração, preocupada com os riscos de alagamentos, identificou as reais necessidades do município e está desenvolvendo projetos de drenagem que realmente resolva de forma definitiva este problema.

Podemos citar o problema crônico de alagamento no Bairro de Pedrinhas, onde um volume excessivo de água é canalizado de forma natura, para um ponto perto da banca, onde o fluxo das águas fica estrangulado por haver neste local uma manilha subdimensionada para a vazão incidente, que não foi colocada nesta gestão. Identificamos o problema e estamos iniciando a construção de um canal que conduzirá às águas de forma efetiva à lagoa de captação existente nas proximidades, resolvendo de uma vez o problema nesse bairro tão carente e que durante anos foi esquecido pelas administrações anteriores.

Como pode-se observar, a cidade de Xique-Xique apresenta sérios problemas de drenagem, e esta administração, esta levando a efeito medidas efetivas que realmente resolvam um problema que há décadas aflige o nosso município.

Carlos Fábio de Holanda Cavalcante

Secretário de Obras, Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos

ASCOM/PMXX

Uma resposta para “XIQUE-XIQUE: NOTA DA SECRETARIA DE OBRAS, INFRAESTRUTURA,TRANSPORTE E SERVIÇOS PÚBLICOS”

  1. Maria batista disse:

    Carlos fabio mande noticias! Preciso saber de vc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*