Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

WAGNER APOIA CRIAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DA JUVENTUDE

Publicado em: 23/8/2013

img_conselhoestadualjuventude_logo
img_conselhoestadualjuventude_logo
O Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), em parceria com a Coordenação de Políticas de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), lança uma campanha de incentivo à criação de conselhos municipais voltados para o segmento, nesta segunda-feira (26), no Centro Cultural Adonias Filho, em Itabuna.

O lançamento ocorre durante o 3º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude, que vai ser aberto oficialmente às 8h, com a presença do secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, e do chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude, Rodrigo Amaral. Confira a programação completa no site www.serin.ba.gov.br

O evento será realizado entre os dias 25, quando os participantes serão recepcionados, e 27 deste mês, com a presença de representantes de 93 municípios baianos. O incentivo à criação destes espaços institucionais de diálogo está previsto no Estatuto da Juventude e no Plano Estadual de Juventude, sancionados, respectivamente, pela presidente Dilma Rousseff, no início deste mês, e pelo governador Jaques Wagner, em 2011.

Quer um Conselho? – A pergunta foi escolhida como o nome da campanha, que envolve a distribuição de cartilhas e folders com instruções para criação de um conselho municipal de juventude e informações sobre as ações desenvolvidas pelo Governo da Bahia em benefício dos jovens.

Segundo a presidente do Cejuve, Michelle Vieira, os municípios que tiverem organismos institucionais de juventude, como os conselhos municipais, serão priorizados em programas e projetos dos governos federal e estadual.
“A juventude brasileira obteve uma histórica vitória com a aprovação do Estatuto da Juventude. Nesse sentido, este encontro tem papel fundamental para que possamos refletir e discutir os avanços na perspectiva de consolidar os jovens definitivamente como sujeitos de direitos, e para que as políticas públicas possam cada vez mais ser interiorizadas”, disse Vieira.

Gestores debatem políticas públicas para o segmento

O 3º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude é uma realização da Secretaria de Relações Institucionais, por meio da Coordenação de Políticas de Juventude e do Conselho Estadual de Juventude, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude.

Além do lançamento da campanha, ocorrem no evento os seguintes debates: A política nacional e a política estadual de juventude; Construção e fortalecimento de conselhos de juventude; Territorialização dos espaços de participação de juventude; e Linha de crédito e financiamento de empreendedorismo juvenil.

Para o coordenador de Políticas de Juventude da Serin, Vladimir Costa, o encontro terá ótimos resultados, assim como os anteriores, em 2010 e 2011. “Além de deflagrarmos a campanha de criação de conselhos municipais, pretendemos debater com gestores e conselhos de juventude da Bahia o formato, a criação e o funcionamento das Câmaras de Juventude nos Colegiados Territoriais”.

Esta é mais uma iniciativa do governo baiano para fortalecer os espaços de participação política das juventudes. “Só através do diálogo integrado entre gestores e ativistas juvenis poderemos construir um Sistema Nacional e Estadual de Juventude condizentes com as demandas diversificadas das juventudes”, completou Costa.

Secom/Governo da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*