Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



SÃO DESIDÉRIO:TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL FOI VISTORIADO PELO DETRAN

Publicado em: 09/2/2015

Na manhã de sexta-feira, 06, o Departamento Estadual de Transito-DETRAN, realizou a vistoria dos veículos do transporte escolar municipal de São Desidério. Cerca de  77 proprietários de veículos da sede e zona rural compareceram ao encontro em frente ao Coliseu da Paz. O supervisor de transporte escolar, Gleidson da Silva Nunes, a secretária de educação Alaídes França e representantes do Conselho Municipal de Educação, órgão deliberativo e fiscalizador acompanharam o processo de avaliação dos veículos, realizado pelos vistoriadores, Marcos Vicente Pedrosa e Heraldo da Silva Campos do DETRAN, autorizados pelo Capitão do CIRETRAN, Getúlio Reis.

Garantir cada vez mais a segurança dos alunos é de extrema necessidade para o bom funcionamento do transporte escolar do município. Na vistoria do  DETRAN todos os itens de segurança devem estar em perfeitas condições de funcionamento. Os fiscais verificaram luz de freio, vidros em geral, cintos de segurança, extintor, retrovisor, quite de primeiros socorros, luz alta e baixa, pneus, estepe, freio e tacógrafo (aparelho que registra velocidade do veículo e horas de rodagem). “Em relação ao ano anterior, observamos um grande avanço na frota dos veículos escolares do município de São Desidério, se fosse para darmos uma nota entre 0 e 10 diríamos que são Desidério na nossa avaliação ficaria com 9,5”, garante o vistoriador do DETRAN, Marcos Vicente.

 

De acordo com Gleidson Nunes, o significativo avanço da frota aconteceu na troca de 90% (noventa por cento) dos veículos, novas documentações e qualificação de motoristas com categoria apta para a função. “Esse avanço se deu devido ao entendimento dos diretores, professores e supervisores da educação, onde o foco maior foi vistoriar os veículos e notificar os responsáveis. Todos os veículos foram objeto de vistoria junto ao Imetro”, disse.
Ainda segundo Gleidson Nunes, devido à necessidade do uso de 15% (quinze por cento) dos veículos para o transporte dos professores que naquele momento realizava a jornada pedagógica, foram vistoriados apenas 85% (oitenta e cinco por cento) da frota, ficando o restante para ser vistoriado na próxima semana.
De acordo com o calendário escolar de 2015, o ano letivo tem início em 09 de fevereiro. Por isso, é uma preocupação da Secretaria de Educação em realizar minuciosa vistoria nos veículos do transporte escolar e atender as prerrogativas exigidas pela lei do Código de Transito Brasileiro. A secretária Alaídes França, assegura que a vistoria de 2015 foi muito boa. “Comprovou-se que a frota atende satisfatoriamente as necessidades dos estudantes, pois os veículos se encontram em excelente estado de conservação, possibilitando a segurança dos alunos”, afirma a secretária.
Diferente dos anos anteriores, onde os contratos aconteciam diretamente com a pessoa física, este ano foi realizado no último dia 21, o pregão presencial ficando a proposta de serviço de aluguel dos veículos a cargo da empresa contratada JJ Gripa. Depois de vistoriados os veículos foram adesivados.
Francisco Ferreira, a três anos trabalha no transporte dos alunos dos povoados de Batalha, Almas, Ilha do Vitor e Cabeceira Grande, ele passou pela  vistoria e foi aprovado. “Está tudo em ordem, vou rodar tranquilo, porque estou consciente, eu batalhei muito para isso”. Disse o motorista de ônibus.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*