Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



SÃO DESIDÉRIO:COOPERATIVA DE MANDIOCULTORES RECEBE INCENTIVOS PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Publicado em: 12/2/2015

 

Com o intuito de alavancar a cadeia produtiva da mandiocultura, os produtores da localidade de Cabeceira Grande receberam na tarde desta quarta-feira, 11 na própria comunidade, um caminhão ford cargo 816 e alguns equipamentos industriais por meio de um convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e do BNDES, além da contrapartida de 10% dos recursos financeiros pagos pela própria cooperativa.
O caminhão e os equipamentos foram entregues pelo chefe de escritório regional da CAR, Mauricío Lélis e do representante do SEBRAE, Marcos Bastos. A solenidade foi realizada na própria comunidade e teve a presença do prefeito Demir Barbosa, do vice-prefeito, Reginaldo César, dos secretários de governo e vereadores. Os produtores beneficiados que já contam com uma referencial casa de farinha construída pela Prefeitura Municipal, atuam na produção de farinha e seus derivados, como porvilho, biscoitos, bejú entre outras iguarias.

De acordo com o presidente da cooperativa, Antônio de Jesus esta conquista é a realização de um sonho antigo. “Foram quase dois anos por este caminhão que servirá tanto no carregamento da matéria prima tanto na comercialização. Já fomos aprovados com outros projetos e vamos dar continuidade para fortalecermos a nossa cooperativa e nossa comunidade”, destacou.
O secretário de Agricultura, Leandro Rocha, enfatizou que para o poder público este é um momento de fortalecer a cadeia produtiva da mandiocultura de São Desidério. “Os benefícios conseguidos por esta cooperativa demonstram um exemplo de intervenção do poder público em uma comunidade rural, dando o apoio estrutural e técnico, possibilitando que, com o trabalho em conjunto, organização e perseverança, alçasse seus próprios voos, visto que temos produtos de qualidade e estamos trabalhando na implantação do Sistema Municipal de Inspeção (SIM) para garantirmos um produto com registro e certificação para ser comercializado”, pontuou.
Segundo o prefeito, Demir Barbosa, os investimentos na agricultura familiar são imprescindíveis para o fortalecimento da produção. “Buscamos investir maciçamente na pequena produção e para isto contamos com o programa, Pró-lavoura, que destina recursos para investimentos em infraestrutura da propriedade rural e, assim, cria as condições necessárias para o aumento da produção e da produtividade da agricultura familiar, a exemplo da doação de horas/máquinas para gradear e adubar a terra para o plantio, doamos também o calcário e na pecuária, doamos as vacinas contra febre aftosa e o acompanhamento do médico veterinário, já na piscicultura realizamos a limpeza de tanques para a criação de peixes. Enfim procuramos ofertar este suporte para darmos condições do homem se fixar no campo de onde retira o seu sustento e que possa viver com dignidade e qualidade de vida”, argumentou.

Texto e fotos: Adinete Batista

Ascom/São Desidério

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*