Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



SÃO DESIDÉRIO:AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE RECEBEM TREINAMENTO DO PROJETO CAMINHOS DO CUIDADO

Publicado em: 13/2/2015
Texto e fotos: Diego Souza


Cerca de 47 agentes comunitários de saúde, participaram do primeiro dia de treinamento do Projeto Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). O curso aconteceu no auditório do posto de saúde Antônio Pereira da Rocha nessa quinta-feira, 12, e visa melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica.

O curso oferece um conjunto de estratégias e conhecimentos em saúde mental, que possibilitam aos profissionais acolher e cuidar do usuário de forma integral, cuidando e reduzindo os danos para aqueles que fazem o uso prejudicial de drogas, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas. “Esse é um momento muito importante, pois, a capacitação dará um suporte de conhecimento e treinamento de como o agente de saúde deve portar com usuários de drogas”, frisou a coordenadora de Atenção Básica do município, Monica Valeria de Souza.

“Será um total de 290.760 trabalhadores em saúde, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos”, explanou o tutor e especialista em saúde mental, Luiz Flávio.

 

Os alunos que passarem pelo treinamento servirão de multiplicadores, levando o conhecimento adquirido para serem trabalhados nas comunidades. A carga horária do curso é de 60 horas, sendo 2/3 do tempo gastos em horas presenciais e 1/3 em observações de campo. “Serão cinco encontros, e no final do curso os participantes receberão do Ministério da saúde, um certificado que comprove capacitado a lidar com situações adversas”, disse a tutora e especialista em PSF saúde da família, Celia Coimbra.
Para o secretário municipal de saúde, Jeferson Barbosa, a capacitação é uma forma de complementar o conhecimento dos agentes de saúde. “Eles, estão sendo preparados para saber abordar um usuário, sem quebrar o elo de confiança. Então, estamos todos juntos para diminuir essa questão das drogas e cada dia trabalhar para que possamos estabelecer um país justo e sem drogas”, assegurou.
O Projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde, pactuado com o Governo do Estado em conjunto com a Fiocruz (RJ) e o Grupo Hospitalar Conceição (RS), vai oferecer cursos de capacitação para a totalidade dos agentes comunitários de saúde distribuídos por todos os estados e regiões do país. Em São Desidério, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*