Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

SÃO DESIDÉRIO: VACINA CONTRA DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE (DTPA) É IMPLANTADA NO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DAS GESTANTES

Publicado em: 05/11/2014
 
A vacina dTpa – vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular) –  contra difteria, tétano e coqueluche, passam a fazer parte do Calendário Nacional de Imunização da Gestante como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta a partir deste mês de novembro.
As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Rede Municipal de São Desidério e visa diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos ,visto que a doença é cada vez mais relatada em crianças mais velhas, adolescentes e adultos.
 
Grávidas devem tomar a vacina a partir da  27ª semana de gestação e até 20 dias antes da data provável do parto. A dTpa produz anticorpos que são passados para o feto pela placenta da mãe, diminuindo, assim, a incidência das doenças em recém-nascidos. Porém, mesmo que a mãe tenha tomado a vacina, as doses devem ser reforçadas no 2º, 4º e 6º mês da criança, para os anticorpos se consolidarem.

 

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Mônica Valéria, a coqueluche é uma doença grave nos primeiros meses de vida. “As consequências dessa doença podem levar à morte ou deixar sequelas, como problemas cardíacos no bebê. Portanto, todas as gestantes devem tomar a medicação para garantir a sua saúde e a do recém-nascido”, declarou.
Texto: Adinete Batista
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*