Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

SÃO DESIDÉRIO: PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA É REALIZADA NA LOCALIDADE ILHA DO VITOR

Publicado em: 06/11/2014

 

Na manhã dessa terça-feira, 04, durante uma palestra realizada no auditório da unidade do ESF Ilha do Vitor que fica há 34 km da sede, centenas de mulheres ouviram o depoimento de Ana Francisca de Almeida Santos de 71 anos, que conseguiu constatar através do toque um caroço no seio. Entre uma conversa e outra foram dando espaço a um dialogo aberto sobre a prevenção e tratamento do Câncer de Mama.
Ana Francisca mora na localidade Ilha do Vitor há mais de 40 anos, e costuma fazer o teste de toque nos seios diariamente. “Eu sempre tive esse hábito de sempre verificar se está tudo bem, até que um dia eu notei um caroço no meu seio e uma dor bem fina. Fui ao médico, fiz uns exames e foi diagnosticado o câncer de mama”, disse a dona Ana Francisca. Com lagrimas nos olhos, Ana Francisca continuou o depoimento. “Já tem quase um ano que descobrir o câncer, e estou sempre fazendo os tratamentos indicados pelos médicos, viajando, fazendo exames,  até consegui marcar uma consulta e fazer a cirurgia”, falou.
A palestra na localidade teve o intuito de conscientizar sobre a prevenção e o tratamento do Câncer de Mama, muitas vezes um tabu na vida das mulheres. “Estamos dando continuidade ao projeto ‘Outubro Rosa’ promovido pelo município, e percebemos que nessa localidade existe um número de mulheres que reclama de dores nos seios. É um momento também de quebrar esse tabu que vem assolando as mulheres”, disse a Dr. Monike Taynan.

A Odontóloga, Vanesca de Freitas, esteve presente e falou sobre a prevenção do Câncer de Mama. “A nossa iniciativa de promover essa palestra visa exatamente conscientizar as mulheres, como fazer para prevenir o Câncer de Mama. Presenciamos muitos casos nessa região e se faz necessário essas ações”, frisou.
“Qualquer suspeita de dor nos seios, é aconselhável procurar um médico. Não precisa ter vergonha, porque o câncer de mama é assunto que deve ser levado a sério. Ao contrário do que muitos pensam, a dor mamária é um sintoma muito comum nas mulheres, mas raramente estar associada ao câncer de mama. A dor das mamas geralmente possui causas ligadas a alterações hormonais ou emocionais”, explanou a enfermeira, Daiane Mendes.
Texto e fotos: Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*