Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



SÃO DESIDÉRIO: EM ENDEREÇO PROVISÓRIO BIBLIOTECA EXIBE KIT DE MODERNIZAÇÃO

Publicado em: 12/3/2015
A Biblioteca Pública Municipal Dom Ricardo Weberberger, em São Desidério, recebeu da Fundação Biblioteca Nacional por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro um Kit de Modernização com o objetivo de modernizar a estrutura e oferecer mais qualidade ao público.
Para melhor organização do kit, que compreende novos equipamentos, acervo e mobília dentre eles, aparelho de som, de TV e microcomputador, a biblioteca teve seus serviços provisoriamente deslocados para o espaço situado em cima do Banco Bradesco – prédio que fica ao lado da atual sede da biblioteca, na Praça Juarez de Souza.
A medida administrativa foi tomada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, órgão a qual a biblioteca está vinculada. “Já estamos com o projeto arquitetônico para construção da nova sede da biblioteca em fase de elaboração e em breve será apresentado a comunidade”, disse o secretário de Cultura Nerito Carvalho.
Local provisório – Com estrutura mais ampla, as instalações provisórias de funcionamento da biblioteca permitiu a organização do kit Modernização em três setores principais: infantil, pesquisa e referência, e de empréstimo, além de reservar local guarda volumes, sala de coordenação, sala de vídeo, exposições e reuniões dos projetos.
“A biblioteca necessitava dessa modernização para agregar qualidade aos eventos e projetos que hoje são realizados. A estrutura, embora provisória, representa mais espaço e melhoria no atendimento a comunidade, pois conseguimos priorizar a organização de setores que são primordiais em uma biblioteca”, destacou a coordenadora da biblioteca, Ana Lúcia Souza. São projetos desenvolvidos atualmente pela biblioteca o Clube da Leitura, Baú da Leitura e Café Literário.
Capacitação – As mudanças também contemplaram as funcionárias que participaram de um Curso de Capacitação para Auxiliares de Biblioteca realizado de 20 a 24 de outubro de 2014 na Biblioteca. O curso foi multiplicado pela coordenação da biblioteca municipal, que participou do mesmo treinamento, ocorrido em Salvador, em novembro de 2013.
Noções de catalogação bibliográfica, classificação e cuidados com o acervo, cadastro do usuário, estudo dos setores de uma biblioteca, atendimento ao público, oficina de leitura, orientação sobre os projetos desenvolvidos, atividades práticas e dinâmicas foram algumas abordagens que as cinco funcionárias tiveram durante o treinamento.
“Tínhamos a prática do dia a dia, mas faltava conhecimento sobre algumas atividades que agora sabemos que são realizadas em uma biblioteca”, relatou a auxiliar Ildenite Moreno. “Muitas pessoas até pensam que não existe nada a fazer em uma biblioteca, mas o curso esclareceu o contrário”, declarou Karine Barbara. “Um dos momentos do curso que mais gostei foi a oficina de leitura, pois sempre recebemos crianças para realizar os projetos Baú da Leitura e realizar a roda de leitura”, complementou a auxiliar Maria Pereira.
As auxiliares de biblioteca receberam os certificados durante a sexta edição do projeto Clube da Leitura realizada na noite de 29 de outubro, dia nacional do livro. A obra em análise foi Dom Casmurro, de Machado de Assis. A oportunidade também foi comemorado os 51 anos de história da biblioteca no município.
Texto e fotos: Biblioteca Municipal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*