Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



SANTANA:SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DIVULGA AÇÕES DE 2014 DURANTE A JORNADA PEDAGÓGICA 2015

Publicado em: 18/2/2015

10408722_803571769691447_3803296463088853732_n

A Secretária Municipal de Educação , Anair Vilas Boas Cavalcante, aproveitou a realização da Jornada Pedagógica em Santana (BA) para fazer um relato das ações desenvolvidas pela pasta no ano de 2014, veja abaixo:
Ao longo do ano, a equipe de coordenação pedagógica da Secretaria de Educação realizou diversas formações para os professores e coordenadores escolares, visando à melhoria da qualidade da educação ofertada pela Rede:
– Acompanhamento Pedagógico aos Coordenadores Pedagógicos das Escolas;
– Oficinas de Língua Portuguesa com os Professores do Ensino Fundamental II;
– Encontros de Formação com os Professores das Turmas Multisseriadas;
– Encontros de Formação Pedagógica com os Professores da Educação Infantil;
– Encontro de Formação do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/PACTO ESTADUAL com os professores do 1º, 2º e 3º ano;
– Formação do Programa Todos Pela Alfabetização – TOPA.
– I Oficina de Saúde Vocal para os professores, com o tema: “A voz como instrumento de trabalho: relações entre atividade laboral, saúde e qualidade de vida” ministrada pela fonoaudióloga Leila Loiana Pinto de Souza.
– Formação Continuada a Distância, no âmbito do Programa Formação Pela Escola, um curso voltado para a capacitação de agentes envolvidos com a execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas das ações e programas financiados com recursos do orçamento do FNDE. No município, o curso foi ofertado para 27 cursistas, dentre diretores e professores da Rede.
– Aquisição de mobiliário escolar destinado aos alunos e professores através do PAR/MEC/FNDE para atendimento à infraestrutura física das Escolas Municipais:
– (13) Mesa para alunos em cadeira de rodas
– (200) Conjunto de mesa/cadeira para alunos entre 1,59m e 1,88m
– (770) Conjunto de mesa/cadeira para alunos entre 1,19m e 1,42m
– (1340) Conjunto de mesa/cadeira para alunos entre 1,33m e 1,59m
– (130) conjunto para professor
Também, através Plano de Ações Articuladas, a Prefeitura Municipal entregou à comunidade da Umburana uma quadra poliesportiva coberta, construção sob a responsabilidade do MEC.
Para proporcionar a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, a Secretaria está repassando, através do Fundeb, uma gratificação de 40% de incentivo ao aperfeiçoamento profissional aos professores da Rede para a formação em nível de graduação. No ano de 2014, 52 professores foram beneficiados para fazerem a primeira graduação em diversos cursos na área da educação.
Reformas de algumas Escolas Municipais. Na primeira etapa, foram contempladas as escolas com maior prioridade de infraestrutura: Escolas Municipais Pequeno Príncipe, Chapeuzinho Vermelho, ACM, Centros Educacionais da zona rural nas localidades de Cachoeira, Canabrava, Pedra Preta e Jacarandá.
– Adesão ao Programa Mais Educação, uma ação resultante da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de garantir que as escolas com maioria de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família tenham acesso à educação integral. No primeiro momento, apenas quatros escolas fizeram adesão ao Programa: as Escolas Municipais Pequeno Príncipe, Avelino José de Souza (Umburana), Vital Ferreira de Araújo (Cachoeira) e Governador Antônio Carlos Magalhães, que iniciarão as atividades do Programa no ano letivo de 2015.
Ao longo do ano, a Secretaria de Educação realizou, juntamente com a Comissão de Reestruturação do Plano de Carreira do Magistério Público da Rede Municipal de Ensino, reuniões para a finalização e implementação do referido plano.
Para este ano, tem um grande desafio pela frente. Instituir o Plano Municipal de Educação (PME) até o mês de julho.
“ ESPERANÇA é o que nos impulsiona à vida. Começa mais um ano letivo e, com ele, a esperança que nos conduz para a realização de um bom trabalho! É dessa forma que fazemos educação, com amor, atitude, positivismo, solidariedade, empenho, mudança e muita esperança. Hoje iniciamos as nossas atividades de preparação para mais um ano letivo da Rede Municipal de Ensino, com o desafio de envolvermos todos os professores e profissionais que atuam na educação pública santanense em torno de novos objetivos. Durante esta semana, discutiremos temas que repercutem em nosso cotidiano e teremos a oportunidade de aprofundarmos nossos conhecimentos através de palestras e oficinas. É o aprender a aprender para fazer a diferença. Nós, educadores e gestores da educação seremos os protagonistas nesse processo.
Queremos, mais uma vez, reafirmar nosso compromisso com a educação de milhares de crianças e jovens e, para isso, contamos com a participação de todos – gestores, professores, funcionários, equipe pedagógica – e acreditamos que, juntos, somos capazes de promover as mudanças que consideramos necessárias. Tenham certeza de que estamos sempre fazendo o melhor para oferecer um ensino de qualidade, objetivando a construção de uma verdadeira e digna cidadania.
Educadores, continuemos a fazer o melhor cada vez mais, pois tudo isso é a certeza de que construímos ESPERANÇAS” concluiu a secretária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*