Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



Salvador comportaria outro centro de convenções, aponta associação especializada

Publicado em: 14/2/2020

por Bruno Leite

Salvador comportaria outro centro de convenções, aponta associação especializada

Foto: Reprodução

Cogitado como uma possibilidade no segmento do Turismo de Negócios na capital baiana, a construção de um outro centro de convenções, desta vez pelo governo do estado (relembre aqui), tem a viabilidade necessária para ser concebido. Pelo menos é isso que aponta a Salvador Destination, associação especializada no fomento e no apoio as empresas atuantes neste setor. De acordo com o secretário de Turismo Fausto Franco, o local onde o equipamento seria concebido já teria sido escolhido (veja aqui).

 

Ao Bahia Notícias, a entidade garantiu: “Salvador tem capacidade e potencial para atrair um volume muito maior de grandes eventos”. Segundo a resposta da Salvador Destination, outras metrópoles brasileiras, a exemplo de São Paulo e do Rio de Janeiro, contam com mais de dois equipamentos do tipo.

 

“A capital baiana foi, durante muitos anos, o terceiro destino do país nesse segmento. Acreditamos que um segundo centro de convenções proporciona uma salutar concorrência e qualificação dos serviços, mas também devemos destacar que neste momento precisamos trabalhar para consolidar o empreendimento municipal recentemente inaugurado, para pensar, numa segunda etapa, em novos espaços”, ressaltou a entidade. 

 

O terceiro posto citado foi perdido após o fechamento do antigo Centro de Convenções da Bahia, no bairro do Stiep (lembre aqui). Segundo dados da Salvador Destination houve, durante o período sem um centro de convenções, cerca de R$ 1,5 bilhão em prejuízos econômicos.

 

A situação parece ter uma melhora agora, com a inauguração do Centro de Convenções de Salvador, na Orla da Boca do Rio – que antes mesmo da abertura das portas, segundo a direção, já tinha 20 eventos fechados (veja aqui).

 

“Com a inauguração do novo espaço, o cenário começa a mudar. Este ano, apenas com o que se tem em vista, o novo centro de convenções deve movimentar a economia de Salvador em até R$ 500 milhões/ano, gerando cerca de 2,5 mil empregos temporários”, aponta a associação especializada. 

 

Apesar da visão positiva da Salvador Destination, quem não vê com bons olhos a possibilidade de um outro equipamento de convenções na cidade é o secretário municipal de Cultura Cláudio Tinoco. Ele disse, na oportunidade da inauguração do Centro de Convenções municipal, que, no momento, não há demanda para outro empreendimento do tipo e achava melhor que o governo estadual desistisse do projeto. “O que eu recomendaria ao governo do estado é que esquecesse, pelo menos por agora”, pontuou Tinoco.

 

Ainda nesse horizonte, um outro centro está em processo de implantação na Região Metropolitana, integrado ao Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas. O espaço, de acordo com informações da assessoria da administradora do centro de compras, será inaugurado em abril e terá um espaço multiuso – voltado para a realização de shows, feiras, palestras, congressos – com capacidade para 7 mil pessoas.

 

“Estamos trabalhando para trazer eventos que estavam fora do circuito baiano e que vão retornar com um equipamento moderno, shows internacionais, e grandes eventos infantis”, salientou a assessoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*