Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









Professores e estudantes da rede estadual passam por testes da Covid-19 em Salvador

Publicado em: 31/8/2020
Professores e estudantes da rede estadual passam por testes da Covid-19 em Salvador

Foto: Camila Souza/GOVBA

Estudantes, professores e servidores dos colégios da rede estadual no Subúrbio Ferroviário, em Salvador, começaram a ser testados contra a Covid-19 nesta segunda-feira (31). A ação integra o plano de estruturação do governo da Bahia para um retorno das atividades presenciais.  A primeira escola a receber os profissionais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) foi o Colégio Estadual Raymundo da Matta, no Lobato. Também esteve presente o  secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.

 

De acordo com a pasta, todas as unidades são higienizadas, com disponibilidade de álcool gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os testes realizados são do tipo PCR, analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

A meta da secretaria é alcançar 100% dos alunos, professores e servidores dos colégios onde a testagem está sendo realizada.

“A ação ajuda no planejamento de retorno, que ainda não tem data definida. As escolas estão sendo todas preparadas para a volta às aulas, com dispenser de álcool em gel, com as salas mais aeradas, com ventiladores. Os estudantes vão receber mais uma farda, para facilitar a higienização das roupas. Tudo isso compõe o nosso protocolo de retorno às aulas”. O secretário destaca que nenhum estado brasileiro tem uma data definida para volta às aulas. “Nós não vamos colocar os estudantes, professores e servidores em risco”.

 

Também já passaram por testagens alunos e professores das cidades de Uruçuca, Itajuípe e Ipiaú.

“Naquele momento, o critério de seleção foi quantidade de pessoas infectadas naquelas cidades, que estava acima de 1%, e, na comunidade escolar, a proporção de infectados chegou a 6%, tendo um dos Municípios chegado a 13%”.

 

O segundo bloco de municípios atendidos foi formado por Jequié, Itabuna e Ilhéus. “A taxa de contaminação foi maior, de quase 25%, ou seja, um quarto da comunidade escolar estava infectada. Agora nós estamos começando em Salvador, pelo Subúrbio Ferroviário, pela concentração de escolas da Região, pois são 28 unidades”, afirmou o secretário.

Nesta primeira etapa, a testagem acontece em 12 escolas estaduais localizadas no subúrbio, com a previsão de alcançar uma comunidade escolar de 11.103 pessoas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores. O procedimento será feito das 8h às 12h e das 14h às 18 horas.

De acordo com a programação, cada escola terá um dia para a testagem e cada gestão convocará a sua comunidade escolar, de modo a evitar aglomerações.

CALENDÁRIO

– Nesta segunda (31) está sendo realizada a testagem da comunidade escolar do Colégio Estadual Raymundo Matta, escola-polo do Lobato. Esta unidade sediará a testagem das comunidades escolares dos colégios estaduais Ailton Pinto, no dia 1º de setembro; e do Dalva Matos, no dia 02 de setembro.

– No dia 3 de setembro será realizada a testagem de estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, na própria unidade escolar.

– Nos dias 4 e 8 de setembro, será feita a testagem da comunidade escolar do CPM do Lobato, na própria unidade escolar.

– No dia 9 de setembro, será realizada a testagem da comunidade escolar do Colégio Estadual Aristides de Souza, escola-polo de São João do Cabrito e Plataforma. Esta unidade sediará a testagem da comunidade escolar do Bertholdo Cirilo, nos dias 10 e 11 de setembro; e do Colégio Estadual de Plataforma, no dia 14 de setembro.

– O Colégio Estadual Clériston Andrade será polo para os bairros de Itacaranha e Plataforma e testará nos dias 15, 16 e 17 de setembro a sua própria comunidade escolar; no dia 18 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo; e no dia 21 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza.

– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, nos dias 22 e 23 de setembro.

Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*