Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



PARATINGA:VACINADORES RECEBEM CERTIFICADO DE CURSO SOBRE BRUCELOSE

Publicado em: 20/2/2014

 

f004f2

A prefeitura de Paratinga, via Secretaria Municipal de Agricultura, firmou parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) para a realização de curso sobre aplicação de vacinas contra Brucelose. E na manhã da última quarta-feira (19/02) 16 agentes vacinadores receberam o certificado de conclusão da formação e a credencial para participação no projeto.

Na cerimônia,  estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura, Jessé Rocha, o veterinário e gerente da ADAB de Ibotirama, Olivar Bastos Quinteiro, o veterinário do município, Gilmar do Vale Dourado, além de toda a equipe da secretaria de Agricultura.

Os qualificados vão multiplicar o trabalho de vacinação contra Brucelose em Paratinga. Os principais favorecidos serão os criadores, pois os rebanhos vão receber a vacina na propriedade, diferente do que acontece hoje.

A aquisição das vacinas ficará sob responsabilidade dos agentes junto à ADAB. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri), por sua vez, será responsável pela regulamentação e execução da nova modalidade de atendimento aos produtores.

Doença – A brucelose, também conhecida como febre de malta, é uma doença infecciosa causada pelas bactérias do gênero brucella. A infecção pode ocorrer por contato direto com animais infectados ou pelo consumo do seu leite e derivados não-pasteurizados.

A vacina é ministrada em dose única e deve ser aplicada obrigatoriamente em fêmeas bovinas e bubalinas, com idade entre três e oito meses. Após a imunização, o proprietário do animal recebe um certificado de vacinação sem o qual fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA).Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*