Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



PARATINGA: DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE FOI SUCESSO!

Publicado em: 29/4/2014

8147ccMais de 1250 pessoas foram vacinadas contra gripe somente no Dia D da Campanha realizado no último sábado (26/04). Isso equivale a quase 20% da meta estabelecida para Paratinga, que ultrapassa o número de 6 mil a ser distribuídas.

Para atingir um número tão expressivo, a Secretaria de Saúde organizou a vacinação em 07 pontos, sendo um volante. “A equipe de agentes foi até ruas onde existem muitas crianças, mas, o objetivo da mobilidade é vacinar os idosos acamados que não podem se dirigir até uma unidade de saúde”, explica Evelyn de Araújo Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Paratinga.

Quem ainda não recebeu a vacina tem até o dia 09 de maio para procurar um Posto de Saúde e ou procurar um dos pontos de vacinação na zona rural.

Em 2014, a principal novidade da campanha foi a ampliação da faixa etária infantil: crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, poderão receber a vacina. Até o ano passado, apenas crianças entre seis meses e 23 meses eram imunizadas. A campanha também tem como população-alvo idosos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde.

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*