Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

MINISTRA DA AGRICULTURA GARANTE BENEFÍCIOS A QUARTO MIL PRODUTORES DO OESTE BAIANO

Publicado em: 16/5/2015
Foto de O Expreso
Texto de Carlos Alberto Sampaio
Com edição do Mural do Oeste
Lançado nesta sexta-feira, 15, o  Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba beneficiará  4 mil produtores do Oeste Baianos.  A informação foi dada pela  ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). ao discursar na sede do Senar para um auditório repleto de empresários, prefeitos e lideranças políticas da região.
De acordo com  a ministra, as prioridades do plano são a oferta de assistência técnica mensal nas propriedades rurais e a realização de cursos de capacitação e qualificação dos produtores, a fim prepará-los ainda mais para a gestão no campo. Segundo ela é preciso ampliar a classe média do agronegócio e incluir os produtores nativos que foram deixado ao largo durante o processo de desbravamento do cerrado.

“O Ministério da Agricultura vai levar, por intermédio do plano, informação, tecnologia e qualificação para melhorar a performance do produtor rural e criar ferramentas para que ele consiga retorno financeiro”, salientou a ministra.
Ela  também anunciou a doação de nove tratores aos municípios baianos e a aquisição, pelo Ministério da Agricultura, de uma perfuratriz e de um caminhão que ficarão à disposição da Superintendência Federal de Agricultura da Bahia.
Durante a solenidade, os prefeitos baianos ainda assinaram um termo de adesão às metas que vão compor o programa nacional voltado à ampliação e o fortalecimento da classe média rural.
Kátia Abreu também falou sobre a questão do transporte da produção agrícola no estado. De acordo com ela, a Bahia tem uma demanda muito forte pela revitalização da BR-020, que tem 460 quilômetros sem asfalto.
“Essa é a grande artéria que vai irrigar o abastecimento dos estados do Nordeste. Temos uma grande produção na região e o que precisamos é viabilizar e melhorar o escoamento até os mercados consumidores. Com o Matopiba e o apoio dos governadores e dos produtores, pretendemos realizar um levantamento dos projetos de todas as obras para fazer concessões ou utilizar o PAC 3 (instrumento do Governo Federal para atender a essas demandas).”
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*