Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



JOÃO GUALBERTO, SAIBA QUEM É O HOMEM QUE O PSDB PODE APOSTAR COMO CANDIDATO AO GOVERNO

Publicado em: 22/10/2013

images

João Gualberto Vasconcelos (PSDB) – pré-candidato ao governo do estado da Bahia

João Gualberto é empresário do ramo supermercadista e político filiado ao PSDB-Bahia, é o pré-candidato do partido ao governo do estado. Ex-prefeito do município baiano de Mata de São João – Região Metropolitana de Salvador – por dois mandatos consecutivos (2005-2008/2009-2012), encerrando os 8 anos de administração pública com 96% de aprovação popular, segundo pesquisa do IPESQ.

Nascido em 6 de julho de 1958, João Gualberto Vasconcelos é o décimo de treze filhos de uma família simples de agricultores do interior do estado de Sergipe, onde começou a trabalhar muito cedo junto com a família.

A política começa a fazer parte da vida de João Gualberto em 2004, quando foi eleito prefeito do município de Mata de São João em 2004 pelo Partido Progressista (PP) com 65% dos votos. O trabalho realizado no primeiro mandato garantiu a sua reeleição em 2008, ainda pelo PP, com 68%. Agora, em 2012, conseguiu fazer o sucessor Marcelo Oliveira (PP), prefeito eleito de Mata de São João, com 64% dos votos e ainda eleger 11 dos 13 vereadores que compõem a Câmara Municipal.

Com sua visão empreendedora e social aguçada, João Gualberto vê a oportunidade de colocar sua experiência em gestão a favor da comunidade matense. Com planejamento e trabalho, transformou Mata de São João em um dos municípios mais promissores e bem desenvolvidos da Região Metropolitana de Salvador.

Em 8 anos, colocou a cidade como referencia na RMS nas áreas de saúde e educação, atingindo o maior IDEB da RMS (na Educação) e o maior índice de cobertura de saúde da família – 100% de cobertura- (na saúde). Quadriplicou a receita própria do município, estimulou as ações sociais e de integração nas comunidades, investiu em saneamento básico e pavimentação, moradia e incentivo à cultura local.

Vida empresarial

João Gualberto Vasconcelos nasceu em Itabaiana, interior de Sergipe, onde aprendeu a valorizar os estudos e o trabalho. Filho de pequenos produtores rurais, com poucos recursos, João Gualberto começou a trabalhar já na infância, vendendo, na feira, frutas que colhia do sítio de seus pais. Da sua cidade natal só saia nas férias que passava em Mata de São João, na fazenda dos tios, onde viveu momentos marcantes de sua vida. Em Salvador, só chegou aos 15 anos para fazer o ensino médio no Colégio Central e depois foi para São Paulo onde cursou Engenharia Química na Universidade Mackenzie, utilizando-se do Crédito Educativo da Caixa Econômica Federal. Já no segundo ano do curso, estagiou na Indústria Bombril S.A. e, aos 21 anos, tornou-se empresário, montando a indústria de produtos de limpeza Atol. Era jovem, possuía algum conhecimento técnico, quase nenhum capital e nenhuma experiência empresarial, mas tinha o apoio e a colaboração do sócio e uma grande capacidade empreendedora. Em apenas dois anos de funcionamento, o pequeno negócio cresceu e uma filial da indústria foi aberta em Salvador, no Centro Industrial de Aratu, gerando cerca de 200 postos de trabalho. Em 1983, João Gualberto voltou em definitivo para a Bahia e, anos depois, ampliou os negócios, comprando a Uniplast – fábrica de embalagens – e, mais tarde, associou-se à tradicional fábrica de sabões Celeste, e fez da Atol uma das maiores indústrias do segmento, com filiais em mais de 20 estados brasileiros. Tal crescimento também pôde ser visto com a Frimasa – Frigorífico Matadouro Salvador S.A. -, que passou a ser administrado por ele em 1988, tornando-se o maior frigorífico matadouro do Nordeste. A visão de futuro fez João Gualberto diversificar seus investimentos e, em 1991, comprou oito das 12 lojas da marca Petipreço, iniciando a jornada no setor supermercadista. Oito anos depois, ele quase triplicou o seu patrimônio, já possuía 20 lojas da marca Petipreço, com mais de 2.000 funcionários. Tornou-se um dos mais importantes empresários do ramo de supermercados na Bahia. Em 1999, ele vende a rede Petipreço e HiperPeti e é impedido de atuar no ramo de varejo de supermercados no Nordeste por dois anos, como ficou estabelecido em contrato, e , por causa disso, abre em Cuibá o primeiro hipermercado do município, iniciando assim, a rede Hiperideal. João Gualberto é também dono da distribuidora de bebidas Tio Sam. O empresário bem-sucedido sempre teve uma ativa participação institucional através dos órgãos de classe relacionados com seus empreendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*