Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









IBOTIRAMA:SECRETARIA DA SAÚDE PROMOVE CAPACITAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Publicado em: 21/5/2013

CAPACI~1

CAPACI~2

CAPACI~3
Prefeitura de Ibotirama através de sua Secretaria de Saúde e Diretoria de Atenção Básica continua investindo na capacitação de seus profissionais.

Seguindo esta tendência, no período de 20 de Maio a 14 de Junho será desenvolvida a 2ª Unidade do Módulo II (de um total de 03 módulos) do Curso de Capacitação Técnica em Agente Comunitário de Saúde que visa preparar profissionais para atuar como técnicos de nível médio junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades de nosso município.

capacitação_agentes_saúde

O Agente Comunitário de Saúde, como membro das equipes multiprofissionais realiza mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde dos usuários, mobiliza a população para as reuniões dentro das Unidades de saúde, identifica indivíduos ou grupos que demandam cuidados especiais, sensibilizando a comunidade para a convivência com grupos minoritários, trabalha em equipe nas unidades de Saúde da Família, promovendo a integração entre população atendida e os serviços de atenção básica à saúde.

capacitação_agentes_saúde1

Esta etapa do curso, ora iniciada, terá duração de 140 horas e está sendo desenvolvido numa parceria entre o Município de Ibotirama e a Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis – EFTS da SESAB celebrada por termo de compromisso assinado pelo Prefeito Municipal e Secretário Estadual de Saúde.

A SESAB é responsável pela capacitação pedagógica dos docentes, além do repasse de incentivo financeiro para o município a fim de gratificar docentes e coordenação por conta da realização do curso.

capacitação_agentes_saúde5

O município é responsável pela operacionalização do curso a nível local como a organização das turmas, mobilização dos alunos, disponibilização de espaço físico, materiais didáticos (canetas, lápis, borracha), disponibilização de lanche e almoço para todos os alunos (ACS) que moram na zona rural e tiveram que se deslocar para a sede do município.

A Coordenação do Curso fica por conta do Coordenador Municipal de Atenção Básica e os docentes aqui chamados facilitadores são os próprios enfermeiros das equipes de PSF os quais terão a flexibilidade para desenvolver o curso em determinado tempo durante o período de trabalho, ou estabelecer turnos, dias, entre outros.

capacitação_agentes_saúde4

Para o Diretor de Atenção Básica, Euler Cristiano M. M. Pereira é fundamental que a administração pública esteja constantemente oferecendo capacitações aos servidores, atitude que indica valorização dos profissionais de saúde. Visando a melhoria da assistência ao usuário, a capacitação dos profissionais se torna o caminho mais seguro para obtermos um serviço mais qualificado o que irá beneficiar toda a nossa população com a melhoria da prestação de serviços nas Unidades de Saúde da Família e no território onde todos os 52 Agentes Comunitários de Saúde capacitados irão atuar.

Euler Cristiano Mendonça Mineiro Pereira
Coordenador Municipal de Atenção Básica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*