Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









IBOTIRAMA: SECRETARIA DA SAÚDE PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM VACINAS

Publicado em: 03/4/2013

curso_vacina-700x318

curso_vacina1Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, aumentar o número de profissionais qualificados e aptos a aplicar a BCG e, principalmente, oferecer este serviço em todas as Unidades de Saúde da família de nosso município, a Prefeitura de Ibotirama através de sua Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Atenção Básica e Diretoria de Vigilância Epidemiológica em parceria com 22ª DIRES e Hospital Regional de Ibotirama, estará promovendo um “Curso Básico de fundamentos e práticas em BCG” no período de 02 a 08 de Abril 2013, que tem como premissa desenvolver a habilidade dos profissionais de enfermagem para aplicar rigorosamente, por via intradérmica, 0,1 ml de vacina BCG na inserção inferior do deltoide direito.

Para atender a essa premissa o curso será oferecido em 40 horas, contemplando conteúdos teóricos e atividades práticas que serão realizadas sob supervisão direta e qualificada de profissionais treinados e certificados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Em Ibotirama a vacina BCG é disponibilizada a todos os recém-nascidos com peso maior ou igual a 2.000 g que procuram os postos de vacinação nas Unidades de Saúde da Família que dispõem de profissionais aptos a aplicar a vacina BCG. É válido salientar que a formação acadêmica ou técnica de enfermagem não qualifica os profissionais a aplicar esta vacina necessitando, portanto de qualificação complementar específica para a aplicação desta vacina.

Os conteúdos teóricos estão sendo desenvolvidos na sede do Núcleo de Educação Permanente de Ibotirama (NEP) e as atividades práticas serão desenvolvidas nas Unidades de Saúde da Família e Hospital Regional de Ibotirama.

É indiscutível o impacto da vacina BCG em saúde pública pela redução da morbidade e mortalidade por tuberculose nestas formas, quando aplicada próximo ao nascimento como é preconizado pelo nosso calendário vacinal.

A Tuberculose (TB) continua sendo um sério problema de saúde pública no Brasil, respondendo por cerca de 85 mil casos novos e 5 a 6 mil mortes por ano. O Brasil integra o grupo dos 22 países em desenvolvimento que contribuem com 80% da ocorrência dos novos casos de TB no mundo.

A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) intradérmica é aplicada amplamente em todo mundo, indicada principalmente para prevenir as formas graves de Tuberculose (miliar e meníngea), em crianças menores de cinco anos de idade, mais frequentemente nos menores de um ano de idade.

Texto: Euler Cristiano Mendonça M. Pereira – Diretor de Atenção Básica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*