Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

IBOTIRAMA: PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E O COMBATE A DESNUTRIÇÃO INFANTIL

Publicado em: 03/9/2015

sus

A prevenção e o controle da anemia serão reforçados em Ibotirama a partir do m

ês de Setembro. A novidade será possível graças à implantação do Programa NutriSUS, uma estratégia de suplementação alimentar, criada pelo Ministério da Saúde, para complementar a alimentação das crianças, nos municípios que fizeram a adesão ao Programa de Saúde na Escola (PSE).

O NutriSUS é uma ferramenta estratégica incluída no Programa Saúde na Escola, que tem a finalidade de auxiliar o processo de prevenção à doenças, por meio da complementação alimentícia em pó, a base de 15 vitaminas e minerais, entre elas: vitaminas A, D, E, C, B1, B2, B6 E B12, Niacina, Ácido Fólico e Zinco.

Em Ibotirama o Programa Saúde na Escola e o Nutrisus são executados pelas Secretarias de Saúde e Educação que através do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) planejam e executam as ações do programa no município.  Segundo Euler Cristiano M. M. Pereira, componente do GTI, “o suplemento a ser entregue é uma espécie de fortificação caseira, com nutrientes que vão enriquecer a alimentação infantil, e com isso melhorar a alimentação das crianças, já que o produto será adicionado à uma refeição diária das crianças que estudam em creches do município, com isso serão efetivadas as ações de prevenção e combate à desnutrição infantil”, esclareceu.

O projeto iniciou-se com a medição e pesagem de todas as crianças das quais se selecionou aquelas que apresentaram baixo peso para receberem o suplemento, após seleção foi realizada reunião com pais,

responsáveis e professores para esclarecimentos e obtenção do consentimento para participação do projeto que inclui também a realização de hemograma para avaliar valores e risco para desenvolvimento de carências nutricionais.

A adição dos micronutrientes na merenda escolar iniciará na segunda semana de Setembro e será Coordenada pela Nutricionista responsável da Secretaria Municipal de Educação.

CECOMM com informações da Secretaria de Saúde

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*