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IBOTIRAMA: POPULAÇÃO RECONHECE E APROVA ESFORÇOS DO PREFEITO LAÉRCIO SANTANA NA REALIZAÇÃO DO MUTIRÃO DE SAÚDE FILA ZERO

Publicado em: 30/9/2021

REPORTAGEM ESPECIAL

A expressiva marca, alcançada na primeira etapa do Mutirão de Saúde Fila Zero, foi a maior registrada na história do município de Ibotirama, localizado às margens do Velho Chico, no oeste do estado.
Em apenas uma semana, foram realizados mais de 4,5 mil atendimentos, entre exames, consultas e outros procedimentos de saúde, o que representa cerca de 60% da demanda reprimida.

MENOS TEMPO DE ESPERA

O objetivo da ação faz parte de uma estratégia, idealizada pelo prefeito Laércio Santana, para agilizar os atendimentos de saúde, reduzindo gradativamente a fila de espera. O gestor explicou ainda, que o mutirão é uma fase que antecede a implementação do Programa Fila Zero, uma das propostas do seu Plano de Governo. Com o Fila Zero, o tempo de espera pelos procedimentos de baixa e média complexidade deve passar a ser de, no máximo, sessenta dias.

O maior mutirão de saúde da história do município, reuniu diversos profissionais de saúde e beneficiou mais de quatro mil e quinhentas pessoas.

AÇÕES SIMULTÂNEAS

 

O mutirão do Fila Zero, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, não comprometeu o atendimento de rotina das unidades básicas de saúde, que funcionaram sem parar. Neste período, a vacinação contra a Covid-19 também foi mantida. Simultaneamente, a prefeitura promovia outro mutirão, com a oferta de cirurgias de catarata.

 

A DETERMINAÇÃO DO PREFEITO

 

“A demanda reprimida é uma realidade que me comoveu. O tempo de espera desagrada não só aos pacientes e seus familiares, mas também a mim, como médico, como prefeito e ser humano. Não poderia ficar inerte, enquanto nosso povo, que precisa desses serviços, ficasse aguardando por tanto tempo. Felizmente e graças a muita força de vontade, esse cenário está perto de ser significativamente transformado”.

A determinação do prefeito Laércio Santana – que é médico – conhecedor das carências da população, principalmente na sua área de atuação profissional, foi decisiva. Sensibilizado com a longa espera, o prefeito empenhou esforços, mobilizou a equipe de gestão, enxugou despesas e mostrou sua capacidade de articulação, tornando possível a realização do mutirão.

O RECONHECIMENTO

“Trabalhamos com dedicação para garantir os recursos necessários para a realização deste mutirão, com investimentos próprios do município. Mostramos que, com planejamento, é possível. Vamos zerar essa fila e continuar trabalhando para que esse padrão seja mantido; afinal, nosso povo merece um atendimento de excelência”, ressaltou o prefeito destacando o trabalho dos profissionais de saúde e o apoio dos servidores na jornada de trabalho.

 

O RECORDE DE ATENDIMENTOS FOI APROVADO PELA POPULAÇÃO

 

Jadson Nascimento, que há mais de um ano e meio não levava a filha a uma consulta com pediatra, elogiou a capacidade dos profissionais e o atendimento recebido pela garotinha, durante o mutirão. “Acredito que foi uma sacada de mestre porque, além dela, existem muitas pessoas aqui de Ibotirama com demandas de saúde, não só na área de pediatria, como em outras áreas que estão sendo atendidas nesse momento […] a gente volta com resposta, melhor, né? A gente que é pai se preocupa com a saúde dos nossos filhos e tendo uma visão de um médico que é da área, já sai bem mais aliviado”, relatou.

Já dona Maria do Carmo foi em busca de um ultrassom pélvico, que aguardava desde 2018 e também foi contemplada com uma ultrassonografia transvaginal. “Eu recomendo um mutirão desse, é muito bom, gostei mesmo! O que é certo a gente tem que dizer e o que é bom também”, declarou a professora, enaltecendo a qualidade do atendimento.

Os diagnósticos mais precisos, acompanhados por médicos especialistas, permitem o tratamento precoce e aumentam as chances de recuperação dos pacientes.
“A partir do momento em que conseguirmos colocar em dia essa demanda contida, com a realização da segunda etapa do mutirão, os atendimentos neste segmento serão mais rápidos”, lembrou o secretário de saúde, Dr. Ademilton Mendonça.

-Atendimentos e procedimentos realizados: pediatra, oftalmologista, urologista, endocrinologista, cardiologista, ultrassonografias, oftalmológicos, neurologia, ecocardiograma, eletroencefalograma e limpeza de lente.

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