Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









IBOTIRAMA: CRIADO GRUPO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR

Publicado em: 02/5/2013

dia-do-trabalho-nasf

dia-do-trabalho-nasf-1

dia-do-trabalho-nasf-2

O trabalho dos profissionais de saúde impõem uma rotina carregada de alto grau de tensão. O ato de cuidar é um processo que acarreta desgastes significativos a saúde do trabalhador que está diariamente exposto à dor e à doença decorrentes do processo de trabalho.

Na área da saúde, principalmente, o contato direto com o público, o adoecimento, os problemas emocionais, sociais e físicos que os usuários apresentam interferem diretamente no ambiente de trabalho vivenciado pelo profissional da Equipe de Saúde da família, o que nos faz refletir sobre a importância que se deve dar ao processo de cuidado das pessoas que cuidam de nossa população.

Sabedora e consciente da importância de cuidar da saúde de seus trabalhadores e em alusão ao mês comemorativo do trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria de Atenção Básica e Núcleo de Apoio a Saúde (NASF) está iniciando um projeto chamado de Grupo de Atenção á Saúde do Trabalhador batizado “GT cuida de mim” que tem como objetivos: 1. Diminuir o estresse e as tensões no ambiente de trabalho; 2. Melhorar a autoestima e as relações interpessoais; 3. Realizar análise ergonômica dos postos de trabalho e sugestões de possíveis mudanças e 4. Integração entre as equipes de saúde da família.

As atividades alusivas ao GT que teve início em abril se estenderão até o mês de dezembro e envolverão todas as categorias profissionais que compõem o NASF, a saber: Fisioterapeuta, Educador Físico, Farmacêutico, Nutricionista, Psicólogo.

A primeira categoria envolvida foi a fisioterapia representada por Mirian Oliveira e Gabriela Ormonde que, juntamente com a equipe do NASF, realizaram

palestras sobre a prevenção de agravos ocupacionais além da execução de exercícios com base na prática de Pilates “Pilates solo”, realização de atividades de relaxamento corporal e orientações acerca da postura durante a execução das atividades inerentes ao processo de trabalho das Unidades Básicas de Saúde.

O GT Cuida de mim continuará durante todo o ano e, para o mês de Maio, está previsto o envolvimento da Psicóloga que trabalhará com os temas motivação e relacionamento interpessoal dentro das equipes de saúde da Família.

Texto: Euler Cristiano M. M. Pereira – Diretor de Atenção Básica – Fotos: Equipe do NASF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*