Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

IBOTIRAMA: Com ênfase em abastecimento de água, prefeito Laércio Santana investe em recursos hídricos

Publicado em: 22/12/2021

Gestão eficiente da água impulsionará produção e fortalecerá a economia

Conhecedor da realidade e das reais necessidades da população e da importância da água, fonte da vida e essencial para o consumo humano, cultivo de alimentos, criação de animais e manutenção de atividades produtivas, o prefeito de Ibotirama, Laércio Santana, está trabalhando duro para garantir que esse bem tão precioso, esteja disponível e chegue às torneiras, com a devida qualidade.

 

Por isso criou o Departamento de Serviços e Abastecimento de Água Rural, vinculado à Secretaria de Obras, que é responsável pelo planejamento, gestão eficiente e distribuição da água, evitando perdas e minimizando problemas de abastecimento nas comunidades.

 

“Meu povo, o acesso a água tratada em nossas comunidades rurais é uma dificuldade que venho acompanhado de perto. Observei que o nosso município avançou nos últimos anos e que ainda tínhamos mais para fazer, e já estamos fazendo. Hoje entreguei o Departamento Operacional de Serviços e Abastecimento de Água Rural, que vai cuidar exclusivamente dessas questões, para que a nossa zona Rural tenha acesso a água de qualidade nas torneiras de suas casas. O desenvolvimento e a qualidade de vida estão chegando em todos os cantos do nosso município e é isso que me deixa feliz! O trabalho segue em frente! Semana que vem tem mais!”, enfatizou o prefeito.

As equipes da prefeitura vêm executando importantes ações de preservação, acompanhamento e orientações sobre o uso racional da água, proporcionando o aumento da produtividade no campo e melhorias na saúde e na qualidade de vida da população rural.

 

Veja alguns dos benefícios na área de recursos hídricos, desenvolvidos pelo novo departamento, somente em 2021:

-Perfuração e instalação de 10 poços artesianos, beneficiando mais de 260 famílias;
-Escavação, limpeza e ampliação de aguadas, contemplando 230 produtores rurais;
-Abastecimento de água com carro-pipa, para 2 mil pessoas, em 30 comunidades rurais, durante os meses de estiagem;
-Manutenções na rede hidráulica e sistemas de captação;
-Reparos em motores, bombas e painéis de comando;
-Limpeza de poços e reservatórios;
-Implantação de registros;
-Contenção de vazamentos;
-Construção de bases e instalação de reservatórios comunitários;
– Implantação do novo sistema operacional de tratamento de água, com captação direta no Rio São Francisco, que atende a cerca de 500 famílias na região de Boa Vista do Lagamar.

 

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Laércio Santana inaugurou a nova sede do Departamento de Água Rural, com a presença do diretor, José Rodrigues além de outras autoridades. As novas instalações darão mais dinamismo ao trabalho e mostram a relevância do trabalho executado pelo referido órgão, na atual gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*