Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

Hospital Universitário em Barreiras é Debatido em Brasília

Publicado em: 10/7/2024

Criar um Hospital Universitário em Barreiras a partir de uma parceria com os Governos Federal e Estadual. Essa é uma proposta na área da saúde que consta no Plano de Governo da pré-candidatura de Tito (PT) a prefeito e de Emerson (Avante) a vice-prefeito. O tema foi tratado, em Brasília, durante audiência dos pré-candidatos com o assessor técnico da presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), José Santana, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

 

“A receptividade do projeto foi muito boa, será um grande equipamento para a nossa cidade, pois os hospitais universitários federais, além de centro de formação, são centros de referência de média e alta complexidade para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Tito.

 

No Brasil, a rede de hospitais universitários federais é formada por 51 unidades vinculados a 36 universidades federais. Destes, 45 hospitais são vinculados à Ebserh. A proposta é que Barreiras seja sede do primeiro hospital universitário do interior da Bahia, com recursos do Governo Federal, através do MEC.

“Estamos incluindo em nosso Plano de Governo ideia apresentada pelo magnífico reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Jaques Miranda para criar um hospital universitário em Barreiras. A proposta é destinar as instalações do futuro hospital municipal para um hospital universitário. O próximo prefeito terá grandes dificuldades financeiras, e é preciso ter boas relações com os governos do Estado e Federal para encontrar saídas realistas que atendam a população”, afirmou Tito.

 

Polo de saúde

 

Para Emerson, o município de Barreiras, como a principal cidade do Oeste da Bahia, pode se consolidar no futuro próximo um importante polo de saúde do estado. “Urge intensificarmos ações articuladas e de parceria com o Governo do Estado e Federal. Entendemos que a criação de um Hospital Universitário em nossa cidade vai ampliar o atendimento médico hospitalizar e oportunizar o aprendizado dos jovens universitários de Barreiras”, enfatizou o pré-candidato a vice-prefeito.

 

Ele lembra ainda que com a oferta de dois cursos de medicina e vários da área de saúde, tanto da rede pública, UFOB, como da iniciativa privada, Uninassau, além da alta demanda por serviços de saúde de qualidade, a criação de uma unidade de saúde universitária possui uma viabilidade muito grande.

 

Saúde pública e formação de profissionais

 

Os hospitais universitários são fundamentais para a saúde pública, combinando formação de profissionais, desenvolvimento de novas tecnologias e prestação de serviços à população. Funcionam como centros de excelência, melhorando constantemente os serviços médicos e elevando os padrões do Sistema Único de Saúde (SUS). Professores, com Mestrado e Doutorado acompanham médicos residentes, garantindo supervisão qualificada e aprendizado aprofundado. Além disso, oferecem programas de educação continuada para atualizar profissionais de saúde. Apesar da diversidade em infraestrutura e tecnologia, todos desempenham um papel crucial em suas comunidades, promovendo inovação e desenvolvimento socioeconômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*