Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



FORMOSA DO RIO PRETO:NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PREFEITO JABES JUNIOR

Publicado em: 07/5/2014
mapa de formosaFormosa do Rio Preto: município com a maior extensão territorial da Bahia (correspondendo a 2/3 do estado de Sergipe)

 

A Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto vem trazer, a público, a verdade sobre a notícia que circulou, na última semana, em alguns blogs e sites, relativa a gastos com combustíveis. Esta notícia tem o intuito de exploração político-partidária e, principalmente, de tentar desestabilizar a administração municipal, uma vez que não condiz com a verdade dos fatos.
É sabido que o município de Formosa possui a maior extensão territorial da Bahia,com uma área de 16.560 km2 e com uma malha rodoviária de 4.500 km de estradas vicinais, possuindo localidade rurais que distam até 230km da sede. Vale ressaltar que os valores divulgados na referida notícia são referentes a valores licitados para 2013, nem sempre executados na mesma proporção.
O município conta com uma grande frota de veículos/máquinas, entre carros, ônibus, ambulâncias, caçambas, máquinas pesadas, patrol, etc., com um consumo médio diário conciliável em função da extensão territorial (complexidade) do município, conforme demonstramos.

 

Neste sentido, reafirmamos que o gasto com combustíveis, fretes e locações é totalmente compatível com a necessidade do município.
Com relação a combustível esclarecemos:
A prefeitura municipal possui escolas localizadas a cerca de 230 km da sede do município, sendo que estas escolas são visitadas pelos coordenadores 2 a 3 vezes por semana; ônibus fazem transporte escolar todos os dias, nos turnos matutino e vespertino. A secretaria de educação faz ainda a distribuição da merenda escolar para as escolas localizadas na zona rural.
A Secretaria municipal de saúde possui diversos veículos que transportam pacientes para Salvador, Brasília e, numa frequência maior, Barreiras, ocorrendo, eventualmente, seis viagens por dia; postos de saúde na zona rural necessitam de veículos para transporte de funcionários e para manutenção dos mesmos; campanhas sistemáticas de vacinação atendem todas as inúmeras localidades do município.
A Secretaria municipal de Transporte necessita de promover manutenção nas pontes das inúmeras estradas vicinais, sendo necessária a disponibilização de carros para tal; trabalhos de recuperação e/ou manutenção de estradas também demandam veículos transportando funcionários (da prefeitura) para o acompanhamento dos referidos trabalhos.
A Secretaria municipal de Agricultura disponibiliza veículos para manutenção de poços artesianos, demandando inúmeras viagens para as mais diversas localidades do município e para Barreiras (manutenção); carros-pipas vão sistematicamente às localidades para levar água. 
A Secretaria municipal de Infraestrutura disponibiliza veículos para acompanhamento/ fiscalização das mais diversas obras efetuadas na zona rural; disponibiliza também diversas máquinas para os mais variados serviços.
A Secretaria municipal de Ação Social necessita de veículos para realizar o sistema de cadastramento do bolsa família na zona rural, o programa Nossa Sopa nas localidades próximas da sede e o programa de cesta básica com entrega nas diversas localidades do município.
A Secretaria municipal de Meio Ambiente realiza inúmeras viagens para localidades da zona rural, demandando veículos para acompanhamento de trabalhos de combate à seca, a queimadas e fiscalizações diversas.
Com relação aos fretes, esclarecemos:
A Secretaria de saúde possui carro alugado em várias localidades para transportar pessoas carentes do município para o hospital municipal na sede, alugando também carros para atender a demanda de campanhas de vacinação. A Secretaria de Educação faz a locação de carros para atender a grande demanda de transporte escolar. Na Secretaria de Agricultura existem locações de carros-pipas para levar água em diversas localidades e carros para dar apoio aos pequenos produtores nas localidades rurais. Micro-ônibus são fretados para excursões do Pro-Jovem.
Com relação às máquinas locadas, esclarecemos:
A Prefeitura Municipal loca pá carregadeira, escavadeira hidráulica, Patrol, Retroescavadeira, trator esteira, caminhão pipa, rolo compressor, caçamba e trator de pneu para suprir a grande demanda de um município com a extensão territorial e a complexidade de Formosa do Rio Preto (4500 km de estradas vicinais), ressaltando a grande quantidade de estradas vicinais recuperadas, abertura de barragens, limpeza de centenas de tanques para atender pequenos produtores, etc.
Sendo assim, face ao exposto, reafirmamos que efetivamente os gastos citados são inteiramente compatíveis com a demanda do município e podem ser acompanhados através do IBGE e das respectivas secretarias municipais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*