Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



FIM DO LIXÃO EM RIACHÃO DAS NEVES: ATERRO CONTROLADO JÁ É UMA REALIDADE

Publicado em: 11/12/2014

Com mais de 50 anos de emancipação política, só agora o município coloca o descarte correto do lixo como uma prioridade. Foi implantado um novo sistema de coleta e destinação de todo o material doméstico produzido na cidade.
Dois aterros controlados foram implantados em Riachão das Neves, um localizado próximo à sede da cidade e outro no Distrito de Cariparé. Os aterros têm aproximadamente dois hectares, cada.

Está sendo viabilizada a criação de uma associação de catadores de materiais recicláveis, a fim de evitar o deposito dos materiais reutilizáveis: metais, plásticos, vidros, papeis entre outros, com objetivo de geração de emprego e renda para os associados.

Os resíduos sólidos eram depositados em um “lixão” a céu aberto, sem controle de acesso de pessoas, sem cerca, sem monitoramento e sem placas de advertências. Agora, a Prefeitura transferiu o depósito de resíduos para um aterro controlado devido à necessidade de melhorar o armazenamento do lixo produzido pelo município. O objetivo dessa mudança é para diminuição dos impactos ambientais ocasionados pelos resíduos sólidos, tendo em vista que um dos principais causadores de danos ambientais é a maneira indevida como se descarta o lixo.
Investir na qualidade de vida do morador de Riachão das Neves tem sido uma das metas da administração, que acredita não haver cuidado sem tratar principalmente da questão do lixo, que pode prejudicar a saúde de qualquer indivíduo. Pensando assim, o governo, além da implantação dos aterros controlados, está trabalhando de forma contínua em campanhas educativas, retratando a importância de cada cidadão contribuir para manter o Meio Ambiente limpo.
 
Cidade Limpa- Povo Saudável e Feliz é o slogan do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.“O tema lixo se tornou há muito tempo uma questão prioritária em vários municípios brasileiros, principalmente após a criação da política nacional de resíduos sólidos. É com este contexto que continuaremos intensificando a coleta adequada dos resíduos para melhorar cada vez mais o bem estar da população de Riachão das Neves. Sabemos das dificuldades que iremos enfrentar, mas com muito trabalho, dedicação e principalmente a participação social vamos vencer as barreiras”, comentou Júnior Nunes, secretário de Meio Ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*