Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

Ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy é condenado por corrupção e tráfico de influência

Publicado em: 02/3/2021
Ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy é condenado por corrupção e tráfico de influência

Foto: Reprodução/ Twiiter @nicolassarcozy

O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi condenado a três anos de prisão nesta segunda-feira (1º). Ele é acusado de corrupção e tráfico de influência.

 

 

Como conta o G1, a condenação foi definida em um processo de suborno de um juiz. Sarkozy teria subornado o magistrado em troca de informação privilegiada sobre uma investigação de sua campanha presidencial.

 

O Tribunal Correcional de Paris decidiu isentar os dois primeiros anos da pena e o terceiro pode ser convertido em prisão domiciliar ou vigilância com uso de tornozeleira eletrônica. Mas Sarkozy ainda pode recorrer.

 

Além dele, seu advogado, Thierry Herzog, e o juiz Gilbert Azibert, com quem o ex-presidente teria buscado informações, foram condenados.

 

O caso começou a ser investigado em 2014, quando a polícia obteve acesso a conversas entre Sarkozy e Herzog. Na sentença, o crime é visto como “gravidade particular”, já que ele “usou seu cargo e seus relacionamentos” para “seu interesse pessoal”.

 

Além disso, os problemas de Sarkozy com a Justiça não se resumem a essa condenação. De acordo com a publicação, há duas semanas, foi aberto um processo por irregularidades no financiamento da campanha dele à Presidência da França, em 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*