Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !









Em 1ª decisão, Lira favorece aliados, rebaixa PT e tira tucanos e Rede do comando da Câmara

Publicado em: 02/2/2021

A retirada de adversários em prol de partidos aliados se deu porque Lira indeferiu o registro de candidatura do bloco adversário, de Baleia Rossi (MDB-SP)

Eleito presidente da Câmara dos Deputados com um discurso conciliatório e de respeito a todas a forças políticas, o deputado Arthur Lira (PP-AL), em seu primeiro ato no posto, favoreceu aliados e excluiu praticamente todos os adversários de cargo do comando da Casa. Ele decidiu rebaixar o PT e tirar tucanos e Rede.

Além do carg.o de presidente, a cúpula da Câmara é formada por outros seis postos —1ª e 2ª vices-presidências, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª secretarias. Esse colegiado de sete deputados é responsável por todas as decisões administrativas da Câmara e também por algumas políticas, como o encaminhamento de representações contra deputados.

Em sua decisão, Lira adotou entendimento que, se mantido, rebaixa o PT do terceiro posto mais importante, a primeira-secretaria, para o último, a quarta-secretaria. Já PSDB e Rede, que também integravam bloco adversário a Lira, perdem os postos a que teriam direito (segunda e quarta secretarias).

“Primeiro ato de Arthur Lira foi dar um golpe na oposição para mandar na Mesa da Câmara. Violência contra a democracia. Mostrou que será um ditador a serviço de Bolsonaro”, escreveu em suas redes sociais a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

A retirada de adversários em prol de partidos aliados se deu porque Lira indeferiu o registro de candidatura do bloco adversário, de Baleia Rossi (MDB-SP), sob alegação de que o PT perdeu por seis minutos o prazo estipulado para registrar no sistema seu apoio a Baleia. O PT contesta, afirmando que deficiência no sistema o impediu de cumprir o prazo. As informações são da Folha de S.Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*