Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !







ELEIÇÕES 2014- OS RUMOS DA ELEIÇÃO 2014 NA BAHIA-POR ROBERTO DE SENA

Publicado em: 21/8/2013

20070626170711

O Escritor,Poeta,Ex-Assessor Parlamentar e Jornalista Roberto de Sena, publicou na Edição desta terça-feira(20)em seu Blog Mural do Oeste, um dos mais conceituados e acessados blogs da Bahia, a seguinte análise sobre a atual situação em relação as eleições para governador da Bahia no ano que vem. Vejamos:

OS RUMOS DA ELEIÇÃO 2014 NA BAHIA

Por Roberto de Sena

Muito se tem discutido sobre os rumos das eleições de 2014 na Bahia, principalmente depois que o governador Wagner anunciou demissões e cortes de gastos em vários setores, para tentar estancar a crise financeira que paralisa a gestão pública. Wagner busca dar um freio de arrumação para chegar ao ano eleitoral em boas condições para enfrentar disputa.
As próximas eleições serão duras. A oposição aparece na frente (e bem) em todas as pesquisas realizadas até agora. ACM Neto, Paulo Souto e Geddel Vieira Lima, são os três primeiros colocados e junto com o PSDB, fazem o discurso da união para agregar forças. Pelo lado governista, a melhor colocada é a senadora Lídice da Mata, mas, por não ser do PT, é quase certo que não conte com o apoio do governador. Ainda mais se levarmos em conta que Lídice deverá marchar com Eduardo Campos, se este confirmar candidatura a Presidência da República.

Depois de Lídice aparecem Walter Pinheiro, Otto Alencar e Rui Costa. O que se ouve dizer nos bastidores é que Costa é o preferido de Wagner mas teria dificuldades dentro da própria base aliada, além de ser desconhecido do grande público. Também estão no jogo Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari e José Sérgio Gabrielli, secretário de Planejamento.
Apesar da oposição neste momento mostrar força – pelo menos nas pesquisas – não se pode desprezar o poder de fogo de Wagner. Se ele recuperar as finanças e, a depender dos humores do eleitorado durante a Copa do Mundo, poderá alavancar a candidatura do seu sucessor. Por enquanto o cenário é mais favorável para a oposição. Como falta mais de um ano para as eleições o cenário poderá mudar muitas vezes, assim como os atores.

EM BARREIRAS

Em Barreiras as eleições de 2014 provoca um certo frenesi. Não só pelas brigas locais no caso das candidaturas para deputado estadual e federal. Está em jogo, principalmente, a queda de braço com vistas as eleições municipais de 2016. Se Wagner fizer o sucessor o cenário será um. Caso a oposição vença o cenário muda completamente. Os cargos do governo mudam de mãos e a correlação de forças será outra. Portanto o embate entre situação e oposição promete ser forte já em 2014. Aliás o embate já começou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*