Bem Vindo ao Correio do Oeste - 11 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

Educadores baianos participarão de encontro nacional sobre inovação na Educação Básica

Publicado em: 09/7/2024

Dez educadores da rede estadual de ensino da Bahia estão selecionados para participar do Encontro Nacional de Educação Steam, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de setembro, no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP). O evento tem a proposta de ampliar e integrar a rede de professores e gestores da Educação Básica que atuam nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Durante cinco dias, os educadores, entre eles os professores que atuam nos municípios de Santa Bárbara, Pedro Alexandre, Feira de Santana, Camaçari, Jequié e Salvador, farão uma imersão na aprendizagem Steam, em suas ferramentas digitais e nas metodologias inovadoras de ensino para serem aplicadas nas escolas, bem como conhecerão técnicas de aprendizagem criativas e maker e abordagens investigativas e interdisciplinares de iniciação à pesquisa científica e tecnológica e de empreendedorismo. Para tanto, serão realizadas oficinas e ministradas palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo do Brasil e dos Estados Unidos; discussões em grupo; e construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de design thinking. Ao final, os participantes vão elaborar uma proposta de planejamento estratégico para ser implementada em seus respectivos estados.

A Bahia é um dos estados com o maior número de participantes. Para o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Iuri Rubim, a participação dos educadores baianos já é um reflexo do Steam + que, desde março, vem sendo desenvolvido pelo órgão, tendo como foco as educadoras baianas. “São muitas as vantagens de participar do Steam: os professores de vários componentes curriculares interagem entre si e isso gera projetos interdisciplinares nas escolas. A abordagem Steam gera engajamento e envolvimento dos alunos. Para a comunidade escolar é importante porque acaba com o dilema que a escola não é um espaço interessante e, além disso, desmistifica a premissa que o mundo científico é masculino”, destaca.

A professora Charlene Cristine Conceição de Jesus está entusiasmada por ter sido selecionada para participar do encontro em São Paulo. Ela destaca que o incentivo recebido pela equipe gestora do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, no município de Santa Bárbara, motiva a todos na construção de uma educação diferenciada, pautada no protagonismo dos estudantes. A educadora já cursa o Steam +, no IAT, em Salvador, cujo objetivo é intensificar o aprendizado de mulheres nas disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes.

“Utilizar a metodologia Steam em sala de aula é uma proposta de ensino que trabalha com problemas reais do cotidiano, proporcionando ao aluno aulas mais dinâmicas, além de facilitar o aprendizado. Assim, conseguimos trabalhar de forma transdisciplinar essas cinco áreas do conhecimento, as interligando com foco na aplicação prática do aprendizado”, avalia.

Suporte – Os participantes terão acesso à Rede Steam TechCamp Brasil para troca de experiências e suporte à distância com especialistas. Além disso, poderão concorrer a recursos para implementação de seus planos por meio do Edital Small Grants. Esta iniciativa, que já beneficiou mais de 43 mil professores e 157 mil alunos em todo o país, é patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Instituto 3M e Fundação Siemens Brasil, com apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*