Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

SÃO DESIDÉRIO:PREFEITO RECEBE HOMENAGEM DE OITO MULHERES QUE GANHARAM CIRURGIA BARIÁTRICA

Publicado em: 31/7/2014
Foram mais de 15 anos que a professora Alequissandra Oliveira de 32 anos vem tentando através de órgãos públicos uma cirurgia para tratamento de obesidade mórbida. Com muitos esforços e limitações, Alequissandra Oliveira, administra aula para o ensino infantil e está cursando pedagogia em uma universidade pública.
Nessa segunda-feira, 28, foi um dia de emoção e agradecimentos para Alequissandra Oliveira e mais sete amigas que lutam pelo o mesmo problema. Elas ganharam do prefeito de São Desidério, Demir Barbosa, uma concessão para o tratamento cirúrgico bariátrico que será realizado no Hospital da Bahia em Salvador.
Portadoras de obesidade mórbida, as oito mulheres pesam mais de 120 kg cada uma, com IMC superior a 35, além de sofrerem com as comorbidades como pressão alta, diabete, pneumonia. Sem contar que a obesidade é um fator psicológico que atrapalha a vida social, profissional e mobilidade. “Eu agradeço primeiramente a Deus e o prefeito Demir, que não mediu esforços para nos ajudar, não tenho palavras para expressar o que Demir está fazendo em nossas vidas. Estou muito feliz”, emocionada, falou a professora Alequissandra Oliveira.

Para o prefeito Demir Barbosa, o cuidado com a saúde está em primeiro lugar, e nesses momentos é hora de deixar qualquer intenção politica de lado e salvar vidas. “Todo o tratamento será realizado com o acompanhamento de toda equipe do Hospital da Bahia, o momento é delicado e nossa preocupação está voltada na recuperação de uma nova vida para essas mulheres. Vamos fazer esse trabalho em parceria com a vereadora Marileide”, afirmou.
“A minha vida terá outro sentindo, Deus encaminhou Demir nas nossas vidas. As pessoas não sabem o quanto é difícil conviver com limitações no dia a dia. Agradecemos imensamente pelo o apoio, tanto do prefeito Demir quanto da vereadora Marileide que sempre esteve ao nosso lado”, disse, Olivia Sampaio.
As consultas foram realizadas com especialistas no setor de cirurgia bariátrica do Hospital da Bahia e os exames laboratoriais realizados na cidade de São Desidério, Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães. A previsão é que até o final do ano, elas já estejam aptas a serem submetidas à cirurgia bariátrica, que reduzirá até 70% do peso atual.
As oito mulheres, entregaram para o prefeito Demir Barbosa, dois buquês de flores e um bolo para confraternizar a alegria. “Esse é um momento único, pois todas essas mulheres irão voltar a vida social livre de qualquer tipo de discriminação pela a sociedade”, disse a vereadora de Barreiras, Marileide Carvalho.
Existem quatro técnicas diferentes de cirurgia bariátrica para obesidade reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM): Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico e Derivação Bileopancreática. A escolha da cirurgia dependerá do quadro do paciente, do grau de obesidade e das doenças relacionadas. “Toda avaliação vai passar pela as mãos do Dr. Marcelo Zollinger, o grande responsável em cuidar das oito mulheres”, assegurou o prefeito Demir Barbosa.
Texto: Diego Souza
Fotos: Rodney Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*