Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



DEPUTADO ANTÔNIO HENRIQUE JR LUTA PELA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO E RETOMADA DE UPA HEMOBA JUNTO AO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO ESTADO

Publicado em: 12/3/2015
O deputado Antonio Henrique Júnior participou, na manhã de quarta-feira (11), de uma audiência pública, promovida pela Comissão de Saúde, realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.
O tema central da audiência foi a implantação do Programa de Estruturação de Consórcios Interfederativos de Saúde do Estado da Bahia – Procis/BA, que deve descentralizar o atendimento de saúde nas cidades pólos. “Tendo em vista que os municípios não tem condições de ofertar os serviços necessários à população, que dependem de investimentos e custeios muito elevados, a formação do consórcio surgiu como alterantiva de cooperação federativa de apoio e fortalecimento da gestão”, afirmou o secretário Fábio Vilas-Boas. “A ideia é ratear os custos da saúde, sendo que o Estado e a União poderiam aportar até 40% e os municípios 60%”, disse ele.
Para os municípios de pequeno porte, o CIS repesenta a possibilidade de oferecer a sua população o atendimento de média complexidade, ampliar e melhorar o acesso aos serviços especializados de saúde, aumentar a resolutividade e a qualidade desses serviços, reduzir e racionalizar os custos operacionais, compartilhar recursos humanos, sobretudo médicos especialistas, na microregião, e claro, fortalecer as instâncias locais e regionais e o processo de descentralização, visando o empoderamento dos municípios.
De acordo com Vilas-Boas, a Secretaria de Saúde tem o objetivo de implantar 30 unidades de policlínicas no Estado, sendo que inicialmente serão implantadas dez.
Em seu pronunciamento, o deputado Antonio Henrique Júnior (PP), solicitou que a região oeste receba duas policlínicas ao invés de uma, como está previsto, dada a sua extensão territorial. Além disso, o deputado reforçou a retomada da construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Hemoba, a construção do Hospital Universitário com a Universidade Federal do Oeste (UFOB), e defendeu a descentralização da saúde para melhoria do atendimento à população. “Me coloco à disposição para nos reunirmos com os prefeitos da região oeste para criar e fortalecer esse consórcio e fortalecer a saúde da região”, afirmou.
Ouvindo atentamente os pleitos solicitados, o secretário também anunciou que deve reforçar o atendimento de saúde na cidade de Santa Maria da Vitória, com a implantação de uma UTI neonatal, cirurgias ortopédicas e cirurgias eletivas. “Aproveito o momento para parabenizar o secretário Fábio Vilas-Boas por ter acompanhado de perto os andamentos na região, e, sobretudo, por ter firmado o compromisso de ampliar o atendimento de saúde em Santa Maria da Vitória com o intuito de desafogar o Hospital do Oeste (HO)”, reiterou o deputado Antonio Henrique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*