Bem Vindo ao Correio do Oeste - 6 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !



CRISTÓPOLIS:POÇOS ARTESIANOS VÃO AMENIZAR OS EFEITOS DA SECA

Publicado em: 12/10/2013

2647c6befb0e0e78b8609927b74cccb2

c37aa6ead259cb8d6181b94b9b98f8b9

pocos-artesianos-capa-IMG_6201
Após dois dias percorrendo a zona rural de Cristópolis, realizando estudos geofísicos com o intuito de localizar fraturas e fendas no solo que permitam a instalação de poços artesianos. A equipe formada pelo prefeito Antonio Pereira, o advogado Elton Pereira, Zezinho Xavier, o vice-prefeito Sorriso e os vereadores: Getúlio, Lia do Loro, Zé Filho e Nildo acompanharam o trabalho dos geólogos Manoel Teixeira de Queiroz, da Codevasf, e Zenito Pereira Teixeira, da Agrosolo.

Diversas localidades foram visitadas. Em algumas, os estudos não ofereceram resultados satisfatórios, o que provocou a mudança para áreas com maiores probabilidades de provimento de água. Os proprietários dos terrenos onde serão instalados os novos poços artesianos cederam documentação e assinaram o termo de cessão, contribuindo para solucionar um dos mais graves problemas do município: a seca.

Todos os poços são frutos de emendas parlamentares, seis delas requisitadas pelo deputado federal João Leão (PP-BA). Serão instalados nas localidades de Xixá, Santa Rosa, Água Doce, Boa Sorte II, Caroba e Baraúna. “Acreditamos que as perfurações comecem em menos de um mês. Logo estas comunidades terão água suficiente para seus moradores”, confirmou o prefeito. Os vereadores Getúlio, Lia do Loro e Zé Filho são os responsáveis pela indicação das localidades. “Estamos correndo atrás das soluções, e elas já começam a acontecer”, completou Pereira.

O outro poço artesiano, que será perfurado na comunidade de Melexéu, é resultado de emenda parlamentar do deputado Erivelton Santana (PSC-BA), solicitada por Sorriso e Nildo.

Informações técnicas

Os geólogos usaram o VLF, equipamento utilizado na captação de fraturas ou fendas no subsolo. Eles criaram linhas geofísicas, estabeleceram pontos de maior probabilidade de perfuração. “É importante dizer que antes de qualquer equipamento usamos a experiência para reconhecer o terreno capaz de oferecer condições de perfuração. O procedimento não mede a quantidade de água que há no subsolo. Estudamos as fendas e fraturas que podem nos levar ao lençol freático”, disse o analista da Codevasf, Manoel Queiroz.

Outras ações contra a seca

Alto do Pires, parte do povoado de Sítio do Hermenegildo e Poços estão recebendo melhorias no sistema de abastecimento promovidas pela CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia) sob indicação da Prefeitura Municipal de Cristópolis. Nestes locais estão sendo instaladas caixas de armazenamento de água e tubulação inteiramente nova.

Cantinho

Atualmente o povoado de Santa Rosa é abastecido pelo poço da Associação de Moradores de Cantinho. Segundo a previsão da Prefeitura, com a instalação do poço em Santa Rosa, Cantinho terá aumento na quantidade de água fornecida, uma vez que não precisará desviar parte de sua água para a comunidade vizinha.

Ainda está em avaliação a situação do poço artesiano mais antigo do povoado. Testes realizados recentemente comprovaram a baixa oferta de água apresentada pelo dispositivo.

Fonte:Oeste 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*