Bem Vindo ao Correio do Oeste - 9 Anos Alimentando Você com Informações Políticas !

COTEGIPE REALIZA A III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

Publicado em: 14/6/2015

Neste dia 12/06, aconteceu na escola Municipal Antônio Sérgio Carneiro, vila Santana, em Cotegipe  Bahia, a 3ª Conferencia Municipal de Saúde, convocada pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, como parte da 5ª conferência estadual e da 15ª conferência nacional de saúde, com tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do povo Brasileiro”.

Além da presidente do conselho municipal de saúde, Cimeire Paiva de Passos, da secretária municipal de saúde Maria Augusta Passos Maciel, do prefeito Marcelo Mariani, o evento contou com a presença  de bom número de público, entre eles:  profissionais de saúde, conselheiros municipais,  outras autoridades do executivo,  do legislativo e religiosos,  representantes de entidades e usuários do Sistema Único de Saúde.

Durante a abertura dos trabalhos, o prefeito Marcelo Mariani fez uso da palavra e destacou que a busca pela melhoria da saúde é constante, cobranças aos governos federal e estadual são de forma continua. Falou ainda da importância das conferencias:
“O intuito da conferencia é propor debates de ideias, discutir sobre os principais problemas e de que maneira solucioná-los e elaborar e formular propostas que visa a melhoria do acesso aos serviços de saúde”, Disse o prefeito.

Para colaborar nos debates, foram convidados os palestrantes Norival Silva, especialista em promoção de saúde e qualidade de vida, e Érica Ismerin Seixas, fisioterapeuta e especialista em administração hospitalar. Durante as palestras, os dois responderam perguntas dos conferencistas.

No período da tarde foram debatidas e votadas as propostas que serão encaminhadas para Salvador até o dia 31 de julho, juntamente com o nome dos delegados eleitos para representar o município na conferencia estadual em Salvador, mês de setembro.

Conferência de Saúde tem por objetivos:

_ Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal;

_ Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde e em defesa do SUS;

_ Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da conferencia;

_ Avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA e dos Planos Municipais,  Estaduais e Nacional de Saúde, no contexto dos 25 anos do SUS; e

_ Aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde.

Do Flávio Vasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*